Suas principais obras são:
O primeiro livro publicado por Machado de Assis foi a tradução de Queda que as mulheres têm para os tolos (1861), impresso na tipografia de Paula Brito.
As principais obras da segunda fase do autor são:
Machado de Assis - Romance
Sua extensa obra constitui-se de dez romances, duzentos contos, dez peças teatrais, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas.
Primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, esse carioca foi cronista, dramaturgo, jornalista e, ainda, poeta! Dentre os gêneros literários, podemos destacar o gênero lírico, por meio de seus poemas; Épico, através de seus romances (como Helena, A mão e a luva, etc.), e gênero dramático, com Dom Casmurro.
Foi um grande escritor de contos , poemas ,peças teatrais e romances iniciou sua carreira como jornalista , redator de revistas , iniciou o famos folhetim nos jornais , onde publicava as obras em capitulos semanais . Fundou e foi o 1º presidente da Academia Brasileira de Letras .
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D.
Machado de Assis ingressou na vida pública em 1873, aos 33 anos de idade, por questões financeiras, e reconhece que seu papel de burocrata garantiria, até o fim de sua vida, o meio principal de sobrevivência. O escritor atuou como funcionário público, ocupando diversos cargos, por um período de 35 anos.
Foi vendedor de bala, aprendiz de tipógrafo, além de empregado da Imprensa nacional, redator do Diário oficial, jornalista, primeiro oficial da Secretaria do Ministério da Agricultura, Viação e Obras Públicas, oficial do gabinete do ministro, diretor da Viação.
69 anos (1839–1908)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil