Substâncias compostas são substâncias cujas moléculas são formadas por mais de um tipo de elemento químico. Exemplos são: água (H2O), cloreto de sódio (NaCl) e ácido sulfúrico (H2SO4).
Substância pura composta: é a substância formada por átomos de dois ou mais elementos químicos. Exemplos mais comuns são a água (H2O), formada por átomos de dois elementos: hidrogênio e oxigênio e o gás carbônico (CO2), formado por átomos de dois elementos: carbono e oxigênio.
Resposta: A alternativa certa é a letra B. Explicação: Substância simples: formado por um único tipo de elemento químico.
Resumindo: Substâncias Simples são aquelas formadas por um único tipo de elemento químico. Exemplos: H2, O2, O3, Cl2, P4 . Substâncias compostas são aquelas formadas por mais de um tipo de elemento químico.
Assim: Substância pura simples: é toda substância formada por átomos de um único elemento químico. ... Substância pura composta: é toda substância formada por átomos de dois ou mais elementos químicos. Exemplos: água (H2O), formada por átomos de dois elementos: hidrogênio e oxigênio.
Resposta. existem quatro substâncias simples: O3, P4, L2, He.
d) Sistema 1: 1 componente; Sistema 2: 1 componente; Sistema 3: 3 componentes; Sistema 4: 2 componentes. e) Sistema 3: possui 1 substância simples e 2 compostas; Sistema 4: possui 2 substâncias simples.
Uma mistura é constituída pela associação de duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas, a mistura apresenta componentes e fases. Componentes é aquilo o que compõe o que vai ser analisado. Fases se refere a porção que apresenta aspecto visual homogêneo, podendo ser contínuo, ou não.
O número de fases de cada um dos sistemas é 3-3-6. Já o número de componentes é 3-2-4. Devemos lembrar que um componente se trata de uma única substância que é composta por diferentes átomo ou moléculas, que formam uma mistura ao serem misturados com outros componente.
Sistema com n componentes sólidos como regra tem n fases. Sistema com n gases sempre tem uma única fase. Não existe sistema heterogêneo de dois ou mais gases. Sistema heterogêneo ou é uma mistura (heterogênea) ou é uma substância pura em mudança de estado físico.
De acordo com o número de fases, a mistura heterogênea pode ser classificada em: bifásica, quando apresenta duas fases; trifásica, quando apresenta três fases; polifásicas, quando apresenta a partir de quatro fases. Água e areia ou água e azeite são alguns exemplos de misturas heterogêneas.
Por exemplo, uma mistura de água e gelo, conforme já citado, é heterogênea, possui duas fases (bifásica), no entanto possui apenas um componente: a água (no estado líquido e sólido). Outro exemplo é o soro; ele é monofásico (possui apenas uma fase), mas apresenta três componentes diferentes: a água, o sal e o açúcar.
Como podemos ver claramente na mistura a água, a areia e o isopor, temos três fases.
Por exemplo, uma mistura homogênea de água e sal possui uma fase e dois componentes, já uma mistura heterogênea de água e cubos de gelo possui duas fases, mas apenas um componente, que é a água.
O granito é formado por quartzo, feldspato e mica, possui três fases, é, portanto, uma mistura heterogênea.
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Pode-se exemplificar essa modalidade de mistura ao adicionarmos em um copo água, óleo e areia, teremos como resultado uma mistura heterogênea com três fases.
Essas misturas heterogêneas são chamadas líquidos imiscíveis: misturas que apresentam duas ou mais fases, em que os componentes da mistura são perceptíveis. Ao encher um copo de água e colocar óleo, eles não se misturam, e é possível distinguir claramente uma camada da outra.
Misturas heterogêneas: apresentam mais de uma fase. Esse tipo de mistura nos permite visualizar cada componente individual. Exemplo: mistura de água e óleo. É fácil perceber a presença de duas fases, pois a água se separa completamente do óleo - sendo assim, a mistura se torna heterogênea porque vemos nela duas fases.
Água e café é classificado como uma mistura heterogênea. Podem ser classificadas como misturas homogêneas ou mistura heterogêneas: Misturas Homogêneas são as misturas que apresentam uma única fase.