A ginastica para todos favorece a coletividade, respeitando a individualidade, sempre em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua pratica, seja quando às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto à utilização de elementos materiais.
Essa é uma modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas, como Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim, e valendo-se também de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, expressos através ...
Jundiaí: Fontoura, 1ª ed., 2016....A GPT é composta por 4 pilares essenciais, também conhecidos como os 4 F's:
Ela possui metas, como a promoção da integração entre alunos e comunidade e também o papel de estimular a prática da ginástica, sendo uma atividade física feita com prazer, criatividade e liberdade de expressões. A GPT é uma prática democrática, pois todos podem participar, todos têm acesso.
Tem sua origem, em 7 de abril de 1921, a partir da admissão de outros países no quadro das Federações Européias de Ginástica (Fédérations Européennes de Gymnastique-FEG) (FIG, 1991).
Por sua característica inclusiva, é uma das modalidades mais indicadas para a aplicação no contexto escolar, uma vez que engloba todas as outras modalidades ginásticas. ...
A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir do exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.
O nome Gymnaestrada é um termo criado a partir de duas origens: gymna remete à "ginástica" e strada alude à "caminho", o que resulta no significado: “caminho da ginástica”. Esta ideia simboliza um dos conceitos fundamentais da Gymnaestrada e da ginástica geral.
A Gymnaestrada surgiu a partir da realização de festivais nacionais de Ginástica em meados do século XIX, fundamentada nos princípios dos vários movimentos de Ginástica que aconteceram na Europa, nomeadamente na Áustria, Alemanha, Noruega, Suécia e Suíça.
Em decorrência disto, em 1979, foi criada a Comissão de Trabalho da Ginástica Geral e, cinco anos depois, foi oficializado o Comitê Técnico da Ginástica Geral, com a finalidade de uma modalidade acessível a todos e não-competitiva.
A Gymnaestrada Mundial acontece desde 1953 (a primeira edição foi em Roterdã, na Holanda), e é organizada pela FIG - Federação Internacional de Ginástica.
A Ginástica Acrobática é conhecida desde 2300 a.C. no Egito. Exercícios acrobáticos foram descritos em pinturas em ânforas, jarras e cerâmicas na Grécia Antiga, o que mostra que este é um dos esportes mais primitivos do mundo.
Esta era uma rotina comum entre os povos gregos. Deste feito, a ginástica tinha como objetivo flexibilizar o corpo e ainda o fortalecer, através de exercícios físicos contínuos. Podendo ser utilizada para alguns fins: De competição, como o desporto, ou ainda, para fins recreativos, lazer.
Além de reduzir o peso, a ginástica melhora o sono, ameniza a ansiedade e recupera a autoestima. Praticar exercícios físicos emagrece e faz bem à saúde.
A ginástica é uma atividade corporal completa, pois contribui para o desenvolvimento da criança, nos seus aspectos, motor, cognitivo, força e agilidade, e servem de base para a prática de outros esportes e atividades, além de benefícios como coordenação, confiança, disciplina, organização e criatividade.
É a ginástica indicada para manutenção da boa forma e do bom desempenho das funções orgânicas. Praticada em academias ou na forma de atividade física livre, respeitando uma frequência, intensidade e duração adequadas.