São bens da União as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países, as praias marítimas, as ilhas oceânicas e as costeiras, incluídas, nestas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal.
Os Bens Patrimoniais são todas as coisas de caráter físico que constituem o patrimônio de alguém. No caso da União (ou seja, o Estado Brasileiro), seus Bens Patrimoniais são todos os prédios, zonas sob seu controle e reservas financeiras que constituem o patrimônio coletivo do Brasil.
Atualmente, o tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público (SEEC/CPC) com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
Significado de Tombar verbo intransitivo Cair rolando, cair no chão: tropeçou no buraco e tombou. Ir para baixo; declinar, descair: já o sol tombou no horizonte.
Salvaguardar significa proteger, conservar e preservar. ... Fundamentado no interesse cultural da sociedade, o Estado pode criar restrições ao usufruto do direito de propriedade de determinado bem, visando à manutenção dos valores nele reconhecidos como dignos de preservação.
A partir dela, entende-se por salvaguarda o conjunto de medidas que visam garantir a viabilidade do Patrimônio Cultural Imaterial, tais como a identificação, documentação, investigação, proteção, valorização, promoção, transmissão e revitalização desse patrimônio.
substantivo feminino Proteção concedida por uma autoridade; salvo-conduto. Algo ou alguém usado como garantia, defesa: sua obscuridade foi uma salvaguarda contra a perseguição.
GRANDES ÁREAS – Pelo decreto, são quatro grandes áreas de registro como patrimônio imaterial: Saberes (conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades), Celebrações (rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida ...
Prédio históricos
O fandango caiçara – registrado pelo Iphan em novembro de 2012 como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro – é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul do estado de São Paulo e o litoral norte do Paraná.
O Fandango e uma dança de origem espanhola e que chegou ao Brasil com os portugueses. Ele desmbarcou por aqui no litoral sul, região do Brasil onde é mais dançado frequentemente. De dança palaciana passou a fazer parte do Entrudo, festa que é o “ancestral” do carnaval.
Sempre abrir. O Fandango é o conjunto de várias danças de natureza popular, conhecidas como 'marcas'. ... Suas danças podem ser bailadas ou sapateadas, invariavelmente; apenas se modificam as músicas e as palavras. Aliás, estas coreografias não prescindem jamais da poesia cantada e da viola, sua ferramenta essencial.
O Maracatu é uma dança folclórica de origem afro-brasileira, típica do estado de Pernambuco. Surgiu em meados do século XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana. É uma dança de cortejo associada aos reis congos. ... Nos maracatus há um forte componente religioso.