Levítico 24:2 – “Ordene aos israelitas que lhe tragam azeite puro de oliva batida para as lâmpadas, para que fiquem sempre acesas. ... Apocalipse 11:4 – Estas são as duas oliveiras e os dois candelabros que permanecem diante do Senhor da terra.
No Antigo Testamento, o azeite muitas vezes foi usado como unção de reis e sacerdotes. O Azeite também simboliza o Espírito Santo de Deus. Aquelas pessoas ungidas com óleo, estavam sendo ungidas com o Espírito Santo de Deus e com isto podiam manter-se firme diante das pressões do mundo.
Antigamente o azeite era feito em lagares com moinhos de pedra para amassar a fruta. Estes eram movidos por animais ou pessoas e as prensas hidráulicas extraiam óleo de capachos cheios da pasta da moagem. ... Naquele tempo, a pasta era prensada diversas vezes para extrair todo o azeite da polpa.
Sonhar que foi untado com azeite significa que a cura para uma enfermidade está chegando. Ser untado, também pode significar que você ganhará em breve uma grande quantidade de dinheiro. ... Azeite derramado significa a chegada de boas notícias, esperadas e agradáveis aos seus objetivos e desejos.
A viúva deveria encher as vasilhas a partir da botija de azeite que tinha. Era um milagre, pois o azeite de uma vasilha, indo contra todas as possibilidades, encheu várias outras. Uma botija só poderia encher uma botija. O milagre de Deus é a invasão do sobrenatural no material.
A parte devida ao homem, para que o milagre acontecesse, requeria a plena obediência ao profeta e assim, a viúva e os seus filhos, fizeram. ... O detalhe que o profeta deu ordenando de fechar a porta de casa foi essencial para que o milagre acontecesse na sua plenitude.
Farinha e Azeite Os planos da viúva eram comer e morrer, ela e seu filho. Mas os planos que Deus estavam para se cumprir. Elias ordenou que a viúva fizesse um bolo e desse ao profeta para comer, e não se acabou o alimento na casa da viúva até que a seca acabasse.
Eliyahu, lit. "Meu Deus é Javé"; em grego: Ηλίας, transl. Elías; em árabe: إلياس, transl. Ilyās) foi um profeta e taumaturgo que viveu no reino de Israel durante o reinado de Acabe (século IX a.C.).
Eliseu acompanhou e serviu a Elias por um tempo e, antes que fosse arrebatado em direção aos céus numa carruagem de fogo, Eliseu pediu a Elias uma "porção dobrada do espírito de Elias" como vontade de sucedê-lo na obra do Senhor.
Elias foi um desses homens cheios do Espírito Santo. Aprendemos pela Palavra de Deus que o único desejo de Eliseu, seu discípulo, era ser herdeiro do Espírito que era tão manifesto na vida de seu mestre (2Rs 2:9). “O espírito de Elias” era uma frase familiar nos lábios dos filhos dos profetas (2Rs 2:15).