energia hidráulica
A roda é dotada de canecas que serão responsáveis pelo giro; o equipamento é instalado próximo a uma pequena queda do riacho, que será movida de acordo com o fluxo do líquido, e acionará a bomba para roda d'água. É a solução para transportar água em grandes distâncias, sem precisar o uso de energia elétrica.
A água batendo nás pás da borda da roda produz uma força motriz no eixo central. ... A água corrente passa sob a roda d'água, empurrando as pás, que giram. Roda d'água vertical impulsionada por cima. A água cai, bate nas pás, fazendo girar a roda.
Cai Lun
Cai Lun
China
Gayetty foi o primeiro em comercializar o papel higiênico em 1857. Este primeiro produto consistia em lâminas de papel umedecido com aloe vera, chamado de “papel medicinal de Gayetty”. Em 1880, os irmãos Edward e Clarence Scott começaram a comercializar o papel enrolado que conhecemos hoje.
Apesar do primeiro papel higiênico ter sido comercializado em 1857, apenas em 1880 surgiu a versão que conhecemos, em rolo.
Thomas Seymour, Edward Irvin e Clarence Wood Scott Isto é o papel higiênico da Scott Paper Company foi o primeiro papel higiênico vendido em rolos. Nesse meio tempo em 1890, a Scott Paper Company fabricava papel higiênico da marca Waldorf em rolos.
1. Foram utilizados antes da invenção do papel higiênico diferentes materiais: alface, tecido, couro, grama, folhas de coco ou milho. Os antigos gregos usavam pedaços de argila e pedras, enquanto os romanos, uma espécia de esponja amarrada a um pedaço de madeira e embebido em água salgada.
Usando o papel higiênico sempre de frente para trás, você evita que os germes presentes nas fezes entrem em contato com sua uretra e causem uma infecção do trato urinário. Ao limpar o ânus, após defecar, o ideal é que a higienização seja feita com água.
Papel higiênico feito com papel reciclado. Nesse caso, o papel reciclado é moído e misturado junto a água oxigenada. A água oxigenada vai fazer com que o papel se torne limpo e branco. Depois disso é retirada sua umidade, tornando-o uma pasta que pode ser misturada, ou não, com tiras de papel de eucalipto.
No interior do país, nos foi apresentado a folha de boldo como uma ótima alternativa para o papel higiênico (podendo ser uma boa ideia ter uma muda dela em seu banheiro). Também, uma realidade ainda comum é a reutilização do papel de jornal para esse fim (apesar dos riscos de toxicidade, como descrito abaixo).