O início do desenvolvimento dos seios muitas vezes é um dos primeiros sinais de que a puberdade está prestes a acontecer. O aparecimento inicial do tecido da mama indica o início da mudança do corpo de uma menina para o de uma adulta. O corpo de cada garota é diferente, assim como sua personalidade, portanto o estágio de desenvolvimento começa em épocas diferentes para cada pessoa.
Há três fases de crescimento dos seios que seguem esse aparecimento inicial de sinais de desenvolvimento. Na terceira fase, o tecido mamário continua a crescer e o seio torna-se mais redondo e completo. Durante a quarta fase, a aréola e o mamilo tornam-se ainda mais elevados para fora do peito, formando um monte adicional ao topo do seio. Na quinta fase, que é a fase final do crescimento, o seio maduro desenvolve-se, tornando-se ainda mais cheio e redondo.
O crescimento repentino (“estirão”) que acompanha a puberdade normalmente tem início quando os pelos pubianos e os pelos das axilas começam a crescer. O crescimento é relativamente mais rápido no início da puberdade (antes do início dos períodos menstruais) e atinge o ápice aproximadamente aos 12 anos de idade. Em seguida, o crescimento diminui consideravelmente, geralmente parando entre as idades de 14 e 16 anos.
Nutrição e saúde em geral: Nos Estados Unidos, atualmente, a puberdade começa cerca de três anos antes do que há um século. As razões provavelmente incluem melhorias na nutrição e saúde em geral.
Jordan Meyers has been a writer for 13 years, specializing in businesses, educational and health topics. Meyers holds a Bachelor of Science in biology from the University of Maryland and once survived writing 500 health product descriptions in just 24 hours.
A puberdade feminina tem início entre os 8 e 13 anos, sendo notado o aparecimento de mudanças no corpo devido ao aumento da produção de hormônios femininos, como estrogênio e progesterona.
A puberdade é uma sequência de eventos em que ocorrem mudanças físicas, resultando em características físicas de adultos e capacidade de se reproduzir. Essas mudanças físicas são reguladas por alterações na concentração dos hormônios que são produzidos pela hipófise, ou seja, o hormônio luteinizante e o hormônio folículo-estimulante. A concentração desses hormônios é alta no nascimento, mas ela diminui no prazo de alguns meses e permanece baixa até a puberdade.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
A primeira menstruação, também chamada de menarca, é um dos sinais mais evidentes do início da puberdade, acontecendo entre 12 e 13 anos, podendo acontecer antes ou depois dependendo do estilo de vida e histórico das mulheres da família. Veja como saber que a primeira menstruação está próxima.
Em alguns casos, as mudanças da puberdade podem causar ansiedade e estresse na menina e, por isso, é importante explicar à criança as mudanças que podem acontecer nesse período e que é uma fase normal do crescimento.
É durante a puberdade feminina que os seios começam a se desenvolver. Inicialmente, é notado um pequeno caroço sobre os mamilos que começam a ficar maiores e mais volumosos com o tempo, podendo os seios demorarem até 3 anos para se desenvolverem por completo.
O desenvolvimento do corpo de uma menina começa com a puberdade, entre os 8 e os 13 anos de idade, e pode durar 2 ou 4 anos, até tornar-se adulta. Os seus seios começarão a crescer... as primeiras mudanças serão pequenas e o volume debaixo do mamilo aumentará um bocadinho (como um botão). É importante notar que os seus seios podem crescer de forma desigual e um peito pode ser mais pequeno do que o outro durante algum tempo. A medida que a rapariga se desenvolve, pode sentir desconforto na àrea (devido à sensibilidade) ou com o seu próprio corpo.
Durante a sexta semana de desenvolvimento embrionário, a linha mamária se desenvolve ao longo dos lados do embrião, estendendo‑se desde a região axilar até a virilha.
Além disso, após a primeira menstruação, é interessante que a menina consulte o ginecologista para que entenda melhor como funciona o ciclo menstrual, as mudanças no corpo e o que fazer durante o ciclo.
Porém, no desenvolvimento normal, a maior parte dos cumes mamários embrionários desaparece, exceto os dois segmentos na região peitoral, que se tornam mamas mais tarde.
Na puberdade, o corpo da menina começa a se desenvolver, de forma que o quadril começa a ficar mais largo, para acomodar melhor os órgãos sexuais que estão em desenvolvimento, e a cintura costuma ficar mais fina.
Durante a puberdade, o desenvolvimento sexual ocorre em uma sequência definida. Entretanto, quando as mudanças começam e com que rapidez ocorrem varia de pessoa para pessoa. Para as meninas, a puberdade começa entre oito anos e meio e 10 anos de idade e dura cerca de quatro anos. O gráfico mostra uma sequência típica e uma escala normal do desenvolvimento para os marcos do desenvolvimento sexual.
Os seios crescem naturalmente durante a puberdade, e podem se transformar ao longo de toda a vida. De modo geral, eles começam a se desenvolver quando entre os 8 e os 13 anos de idade, mas podem continuar até depois dos 20 anos. Embora o tamanho dos seios seja determinado principalmente pelo DNA, outros fatores, como peso, massa muscular e idade, podem afetar a aparência. Mesmo que a melhor solução seja esperar e dar a eles tempo para crescer, também é possível testar alguns métodos diferentes para incrementá-los naturalmente, o que inclui comer certos alimentos e realizar exercícios específicos.
É difícil prever quando uma criança começará a mostrar sinais do desenvolvimento dos seios. Algumas começam por volta dos oito anos, enquanto outras não mostram sinais até os 12 ou 13 anos. O desenvolvimento é diferente para cada garota e isso normalmente não é motivo para preocupação. De acordo com o "Center for Young Women's Health" (Centro de Saúde para Mulheres Jovens), é uma boa ideia procurar por um exame médico caso não haja sinais de crescimento dos seios por volta dos 13 anos de idade. Tenha em mente que, entretanto, garotas que praticam esportes com muita frequência podem começar a desenvolver-se um pouco mais tarde que as outras e isso também não deve causar preocupação.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.