A Primeira Lei da Termodinâmica é uma aplicação do princípio da conservação da energia para os sistemas termodinâmicos. De acordo com essa lei, a variação da energia interna de um sistema termodinâmico equivale à diferença entre quantidade de calor absorvido pelo sistema e o trabalho por ele realizado.
Assim temos enunciada a primeira lei da termodinâmica: a variação de energia interna ΔU de um sistema é igual a diferença entre o calor Q trocado com o meio externo e o trabalho t por ele realizado durante uma transformação.
A entropia trata-se de uma grandeza termodinâmica e é a medida da desordem, ou agitação das moléculas em um sistema. Conforme sua etimologia, o termo entropia foi originado a partir do grego “entropêe”, que significa “em mudança”.
Expansão adiabática livre de um gás Para um gás ideal, a temperatura permanece constante porque a energia interna depende somente da temperatura neste caso. Como à temperatura constante a entropia é proporcional ao volume, a entropia aumenta neste caso, portanto esse processo é irreversível.
A ordem tem seu preço. A existência da ordem/desordem está relacionada com uma característica fundamental da natureza que denominamos entropia . ... Dessa forma, quanto maior a entropia, mais informações são necessárias para descrevermos um sistema.
A quantidade de desordem de um sistema é representada pela sua entropia: quanto mais organizado o sistema, menor é a sua entropia. ... E, como a segunda lei também está relacionada com a direção da passagem do tempo, podemos dizer que o tempo vai para frente porque a entropia cresce.
É mais fácil desmontar um grande quebra-cabeça. A entropia é, em termos leigos, a medida da desordem, do caos de um sistema. Ao desmontar um quebra cabeça, estamos criando caos a partir da tarefa que exige menos energia. ... Ou seja, a entropia tende a aumentar com o tempo.
Resposta. Resposta:Conforme a energia é transferida ou transformada, ela vai perdendo força. Esse fenômeno é chamado de degradação de energia. Exemplo: em uma máquina térmica, a energia mecânica é degradada em energia térmica.