Resposta. Avanço da medicina, redução da taxa de mortalidade, acesso ao sistema de saúde, melhoria no saneamento básico e urbanização.
Taxa de fecundidade As taxas de fecundidade caíram vertiginosamente dos anos 1980 até os anos 2000 no Brasil, registrando uma queda de 63,59%. O índice saiu de 4,12 filhos por mulher para 2,39 filhos, em média. ... Entre as mulheres de 25 a 29 anos, a taxa caiu de 0,21 para 0,12 filhos por mulher entre as duas décadas.
O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.
A estrutura etária da população brasileira representa a média de idade que o país possui a partir da quantidade de pessoas jovens (até 19 anos), adultas (de 20 a 59 anos) e idosas (a partir de 60 anos de idade).
A pirâmide etária é formada por um gráfico dividido em duas colunas, uma de mulheres e outra de homens, que se encontram em faixas etárias, o que classifica a quantidade de pessoas de cada gênero por idade. ...
A pirâmide etária brasileira serve para nos fornecer informações importantes sobre natalidade, idade média da população, longevidade, entre outros temas.
Pirâmides etárias são representações gráficas da estrutura populacional de um determinado lugar elaboradas conforme a idade e o sexo da população total.