Trata-se do Carão (Aramus guarauna), uma ave pernalta de grande porte, que chega a medir 70 centímetros de comprimento. Esta ave possui coloração pardo-escuro, garganta branca, bico com mandíbula amarela, cabeça e pescoço estriados de branco e pernas negras.
O caramujo-africano é comestível e foi introduzido no Brasil para ser consumido feito escargot mas como aqui não tinha mercado para este produto ele foi descartado sem controle na natureza e virou praga.
Suas funções no aquário são inúmeras: ajudam a manter as algas verdes sob controle, bem como comendo folhas mortas, peixes mortos e restos de ração; são indicadores de qualidade da água, de forma indireta: eles reproduzem mais intensamente quando o aquário possui matéria orgânica em excesso e vice-versa; servem de ...
Muitos estudos vêm relacionando o caramujo africano como hospedeiro de parasitas que podem trazer graves problemas de saúde para seres humanos e animais domésticos. Este é o motivo pelo qual não devemos consumir e devemos mesmo evitar tocar nos caramujos africanos.
Quanto tempo podem viver? Depende da espécie, da temperatura e de outros fatores, a expectativa de vida de um ampularídeo gira em torno de 1 ano até mais de 4 anos. Meu caramujo esta flutuando já ha algum tempo.
Os caramujos são moluscos hermafroditas, mas a sua reprodução é cruzada, ou seja, mesmo tendo os dois sexos, eles precisam de outro para acasalar. Se tornam adultos em até 5 meses, depositando ovos 4 vezes em toda sua vida com até 600 ovos.
A reprodução das lemas sempre vai ocorrer no início do verão, melhor época para elas pelo clima. Depois de um acasalamento individual, ou seja, ela mesmo se fecunda, processo chamado de auto fecundação. A lesma vai botar seus ovos fertilizados em ninhos cavados no solo úmido.