É um processo dinâmico em que se procura conciliar os interesses da organização com os interesses do candidato. Esse processo tem por objetivo dar mais segurança à empresa quanto ao profissional que adentra na sua equipe, pois procura identificar, dentre as opções disponíveis, os mais aptos para ocupar a função.
Todo currículo precisa ter uma série de informações básicas sobre escolaridade, experiência profissional e cursos. O mais importante nesse quesito é não mentir. Em algum momento da contratação ou da avaliação, você poderá ser confrontado. Portanto, não destrua a sua imagem profissional.
Além das experiências, um bom currículo deve conter dados pessoais, objetivo, formação acadêmica e outras informações relevantes. Mais adiante, você vai descobrir como desdobrar cada um desses tópicos para deixar o seu currículo muito mais chamativo.
Ou seja, é necessário deixar claro qual é o cargo que pretende ocupar, ou em qual área gostaria de trabalhar. O objetivo profissional deve ser curto e direto, mostrando claramente qual cargo ou área você quer ocupar dentro da empresa.
10 informações desnecessárias em um currículo
10 dicas para um currículo perfeito
Algumas das habilidades indispensáveis para seu currículo são proatividade, boa comunicação, liderança, capacidade de análise, gerenciamento do tempo, inteligência emocional, criatividade, resolução de problemas, além de outras habilidades e competências.
Informar o estado civil no currículo não é necessário, nem o nome dos pais, se tem filhos, documentos pessoais e endereço completo. Essas informações poderão ser solicitadas durante a entrevista de emprego, quando o recrutador solicitar conhecer a vida pessoal do candidato.
Conheça a seguir quais são alguns dos melhores Cursos Técnicos para quem deseja se destacar no mercado de trabalho.
Os 10 cursos técnicos mais valorizados