O termo op. cit. é uma expressão derivada de outros dois termos em latim: opus citatum e opere citato. O seu significado é “a obra citada” ou “da obra citada“, e se aplica a referências bibliográfias que citam obras já mencionadas no trabalho, seja ele artigo, resenha, projeto, TCC, dentre outros.
Usa-se em bibliografia para designar a origem de uma citação indirecta. Cf. – Abreviatura de «conferir» ou de «confrontar» ou de «conforme». Usa-se para remeter para outra coisa, uma obra ou um autor, por exemplo.
Referências de um TCC em outro TCC Nesse caso, é importante mencionar o nome do autor, o nome do TCC, o ano de publicação do documento, a página do trabalho e o tipo de trabalho. Você ainda deverá informar a faculdade empregada ao trabalho, assim como a universidade responsável pelo estudo em questão.
Para referenciar uma monografia, uma dissertação ou uma tese você deverá colocar o último sobrenome do autor em caixa alta, o nome e outros sobrenomes do autor apenas com a primeira letra de cada um deles em caixa alta, o título da monografia ou da dissertação ou da tese em negrito, a cidade onde o curso foi realizado, ...
De acordo com as normas ABNT, em cada referência é preciso indicar o sobrenome em caixa alta, seguido do sobrenome abreviado ou não (desde que todos os outros mantenham o mesmo padrão) e separados entre si por ponto e vírgula seguidos de espaço.