A função dos coanócitos é filtrar e fazer com que a circulação da água aconteça dentro das esponjas, além da função de fagocitose. Já a função dos cnidócitos é a de defesa dos cnidários produzindo um filamento urticante quando detecta ameaça, os chamados nematocistos.
Os cnidários apresentam movimentos de contração e de extensão do corpo, além de poderem apresentar deslocamentos. São, portanto, os primeiros animais a realizarem essas funções. Os poríferos são animais que vivem fixos ao substrato, não apresentando deslocamentos.
As águas vivas são criaturas que possuem células chamadas cnidócitos, dotadas de filamentos que injetam toxinas na pele de suas vítimas, produzindo a sensação de queimadura. Essas toxinas são a forma de proteção desses animais.
Resposta. Resposta: As águas vivas também conhecida como medusa, ela possui células, chamadas cnidócitos, que possui filamentos que injetam toxinas na pele das pessoas, produzindo a sensação de queimadura. ... O grau da queimadura também depende da espécie e da região da pele onde ocorre o contato.
Muitos indivíduos são predadores e capturam suas presas com seus tentáculos. Estes possuem células, os cnidócitos, que atuam tanto na defesa quanto na caça. Essas células possuem uma cápsula, o nematocisto, que se abre assim que o cnidócito é tocado.