Quando Se Deu O Fim Da Inquisiço?

Quando se deu o fim da Inquisiço

Sabemos que a Igreja tinha um poder muito grande durante a Idade Média e parte da Idade Moderna, o que fez com que suas leis, a princípio eclesiásticas, influenciassem sobremaneira o Estado e as ações na sociedade.

Dirigida pela Igreja Católica Romana, seu objetivo era perseguir e punir os acusados de condenar as teorias da doutrina católica. Essas pessoas eram chamadas de hereges, e todo ato considerado como ameaçador para a Igreja era chamado de heresia.

De estudante para estudante

Cumprem-se hoje exatamente 200 anos sobre a decisão das cortes de extinguir o Tribunal do Santo Ofício. Um dos dias em que a liberdade chegou a Portugal em todo o seu esplendor.

A própria Igreja tinha outros interesses, não só religiosos, nessas investigações e condenações. Há estudos que dizem que ela lucrou muito com a Inquisição, que aconteceu não só na Europa mas também em parte da América (colonizada por Portugal e Espanha), e não só investigou e condenou como também torturou e matou muitas pessoas.

Contexto histórico e origem da Inquisição

<strong>Contexto histórico e origem da Inquisição</strong>

Assim, ela teve um importante papel para a Igreja Católica e para os soberanos de alguns países europeus, como a França, Portugal, Itália e Espanha. Como também nas colônias da América portuguesa e espanhola.

E qualquer pessoa que passado o dito tempo tiver escondido algum Judeu, ou Mouro forro, por este mesmo feito Queremos que perca toda sua fazenda, e bens, para quem o acusar, e Rogamos, e Encomendamos, e Mandamos por nossa bênção, e sob pena de maldição aos Reis Nossos Sucessores, que nunca em tempo algum deixem morar, nem estar em estes Nossos Reinos...’” – absolutamente sinistro.

A Igreja recebeu influências do Direito Romano para criar o Tribunal do Santo Ofício. O primeiro Tribunal Contra a Heresia foi criado em 1022, na França. No entanto, foi utilizado apenas em 1183.

Videoaulas

A Santa Inquisição era dirigida pela Igreja Católica Romana e foi criada no século XIII, durante a Idade Média. Era uma espécie de tribunal religioso que condenava todos aqueles que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica ou que eram considerados uma ameaça às doutrinas. Eles eram denunciados, perseguidos, julgados e ...

Para que se perceba a brutalidade imposta sobre a sociedade portuguesa pela Inquisição durante quase três séculos, regresso à sabedoria de Jorge Martins. “Vejamos como decorriam os processos inquisitoriais. A Inquisição prendia mediante denúncias, que eram entendidas como ‘provas da justiça’, o que implicava que competia aos réus provar a sua inocência. Mas, como nunca lhes eram divulgados os nomes dos denunciantes nem a matéria das acusações, os presos confessavam ter praticado a alegada heresia com o maior número de pessoas de quem desconfiasse virem as denúncias, na tentativa de acertarem. Quando não confessavam a contento dos inquisidores, os réus eram considerados ‘diminutos’ e condenados à morte. Proliferam as justificações branqueadoras, ou mesmo negacionistas, de que a Inquisição foi produto da ‘mentalidade da época’, como se fosse aceitável a ação de uma instituição que nessa mesma época foi questionada e contestada.

O dia 31 de março é, assim, um dos grandes dias da liberdade em Portugal. A razão invocada para a extinção da Inquisição foi tão simples como o raciocínio lógico que levou a considerá-la um instrumento político/religioso abominável.

Lista de exercícios

Lista de exercícios

Os territórios conquistados pelos protestantes também sofreram a Inquisição, a partir da ruptura de Lutero com a Igreja Católica durante a Idade Média.

Várias pessoas que não aceitaram o Anglicanismo no Reino Unido se refugiaram para as 13 Colônias na América, com o intuito de poderem praticar sua religião livremente.

Censura literária na Inquisição

Os inquisidores portugueses fizeram 40 mil vítimas, das quais 2 mil foram mortas na fogueira. Na Espanha, até a extinção do Santo Ofício, em 1834, estima-se que quase 300 mil pessoas tenham sido condenadas e 30 mil executadas.

Assim, foi criada uma instituição fundamentada pelo sistema jurídico da Igreja Católica, que possuía autonomia para investigar e julgar os indivíduos acusados de cometer heresia.

Parte dos pesquisadores veem o herege enquanto um sujeito revolucionário, pois, ao defender seus pensamentos, ele desconsiderava as práticas que a Igreja Católica adotava para coibir as pessoas que iam de encontro aos seus preceitos.

Resumo sobre a Inquisição

Sendo assim, a Inquisição foi um movimento político-religioso que ocorreu, inicialmente, na Idade Média e depois, na Idade Moderna.

“Os suspeitos eram interrogados para se obter a prova de culpa, ou através de testemunhas, cuja identidade era mantida secreta, ou por meio de confissão dos próprios, que podia ser obtida através de torturas. A sentença era dada em sessão solene pública, a que se deu o nome de auto de fé. As sentenças podiam ser morte ou prisão, penitências e apreensão de bens”, escreve Jorge Martins em Portugal e os Judeus, uma verdadeira obra de fôlego sobre o tema do judaísmo em Portugal. E prossegue: “Na Península Ibérica, a Inquisição vai mais além e persegue os cristãos-novos, os judeus e os protestantes. Passou a ser um instrumento ao serviço do poder instituído e contra qualquer ameaça a esse poder”. A Inquisição ganha uma força contra a qual ninguém consegue resistir. Voltemos às palavras de Jorge Martins, doutorado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa com uma tese sobre os judeus portugueses. Tese essa que foi a base deste livro fascinante: “O decreto manuelino de expulsão de judeus e mouros (1496), que foi transformado em batismo forçado dos judeus no ano seguinte, foi o princípio do fim das comunidades judaicas em Portugal. Durante os quarenta anos que passaram desde a expulsão até ao estabelecimento da Inquisição, as comunidades judaicas foram ilegalizadas e formalmente extintas, as sinagogas foram derrubadas, vendidas e substituídas por igrejas ou utilizadas para outros fins.

O Tribunal do Santo Ofício foi instaurado em 1233 pelo Papa Gregório IX. Seu principal objetivo era combater as heresias praticadas pelos cátaros, também conhecidos como albigenses.

Lista de exercícios

O fim. Todos os males tem um fim e hoje mesmo comemoram-se os 200 anos do fim da Inquisição em Portugal. A lavagem étnica levada a cabo acabaria por repetir-se um pouco por toda a Europa ao longo dos tempos, com exemplo maior do extermínio programado e estruturado pelo regime nazi. Portugal suportou, durante cerca de 300 anos, a brutalidade posta em prática em nome da Igreja.

A partir da união dos dois maiores reinos da Espanha com o casamento de Isabel de Castela e Fernando Aragão, em 1478, milhares de mouros e judeus deveriam optar em ser convertidos ao cristianismo ou abandonar o país.

Inquisição no Brasil

<strong>Inquisição no Brasil</strong>

O texto compunha-se de 5 breves artigos que determinavam a abolição do tribunal, a revogação de todas as suas leis e ordens, a entrega dos processos pendentes à jurisdição dos bispos e a gestão dos seus bens e da sua documentação: “A existência do Tribunal da Inquisição é incompatível com os princípios adotados nas bases da Constituição”. A última vítima mortal dessa organização macabra, merece ser recordada. Gabriel Malagrita, um padre jesuíta italiano, condenado como herege no Processo dos Távoras, garrotado e queimado num auto-de fé realizado no Rossio, ainda no século XVIII.

Inquisição – só o nome faz estremecer as estruturas de quem ama a liberdade e o espírito da independência. O Papa Gregório IX, no século XIII, ergueu um edifício maligno e persecutório que também tinha o nome de Tribunal do Santo Ofício. Instituição permanente e universal, confiada a religiosos na dependência direta da Santa Sé. Combater heresias, fosse lá o que isso fosse, que punham em causa a legitimidade do poder eclesiástico. Este tribunal instalou-se em Espanha, Alemanha, França, confiado aos dominicanos ou aos franciscanos. 

Qual foi o Papa que criou a Inquisição?

papa Gregório 9 O papa, porém, não ultrapassou a regra da igreja segundo a qual os pontífices não criticam os seus predecessores. O papa Gregório 9, que criou a Inquisição em 1233 para combater a heresia (a negação da verdade da fé católica), não foi mencionado no comunicado.

O que é a Inquisição da Igreja Católica?

Também chamada de Santo Ofício, essa instituição era formada pelos tribunais da Igreja Católica que perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar de suas normas de conduta.

Quanto tempo durou a Inquisição no Brasil?

Historicamente se fala em três ou quatro visitas: a primeira entre 1591 e 1595, a segunda entre 1618 e 1621, a terceira entre 1627 e 1628 e a quarta, supostamente, entre 1763 e 1769. O primeiro inquisidor do Brasil se chamava Heitor Furtado de Mendonça.

Como terminou a Inquisição?

Após quase 300 anos de atividade o Tribunal do Santo Ofício foi extinto, no dia a 31 de Março de 1821, na sequência de uma decisão nas cortes gerais do reino. A Inquisição, estabelecida no país durante 285 anos, perseguiu e condenou aqueles que considerava hereges ou seguidores de outras religiões que não a católica.

Porque a Inquisição terminou?

A instituição da Inquisição persistiu até o início do século XIX (exceto dentro dos Estados Pontifícios), após as guerras napoleônicas na Europa e depois das guerras hispano-americanas de independência na América.

Quem foram os que mais sofreram com a Inquisição?

Quem foram os que mais sofreram com a Inquisição Medieval? D - Cavaleiros medievais, senhores feudais e mulheres solteiras. 3. Por que a Igreja Católica, através da Inquisição, perseguiu, julgou e condenou cientistas?

Qual foi o país onde a Inquisição foi mais violenta?

Segundo o programa, que se baseia em anos de pesquisa em arquivos antes fechados, a Inquisição espanhola – tida como a mais cruel e violenta – teve, na verdade, sua imagem distorcida por protestantes que queriam minar o poder da maior potência mundial na época: a Espanha.

Quantas pessoas foram mortas durante a Inquisição?

Os inquisidores portugueses fizeram 40 mil vítimas, das quais 2 mil foram mortas na fogueira. Na Espanha, até a extinção do Santo Ofício, em 1834, estima-se que quase 300 mil pessoas tenham sido condenadas e 30 mil executadas.

Porque a Igreja Católica criou a Inquisição?

Santa Inquisição À medida que a Igreja Católica conquistava mais adeptos durante a Idade Média, houve a necessidade de normatizar a prática da religião. Desta maneira, criou-se uma instituição com autonomia para investigar e julgar pessoas acusadas de heresia, baseado no sistema jurídico da Igreja Católica Romana.

Como a Inquisição agiu no Brasil?

A inquisição atuou no Brasil perseguindo aqueles que eram considerados hereges. No Brasil, a expansão do catolicismo foi marcada pela ação dos jesuítas junto às populações nativas. ... Para frear esse costume, os dirigentes da Igreja fizeram o requerimento das chamadas visitações do Tribunal do Santo Oficio.

O que foi a lei da Inquisição?

A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas (conjunto de leis) desta instituição.

Quantas pessoas morreram durante a Inquisição?

Os inquisidores portugueses fizeram 40 mil vítimas, das quais 2 mil foram mortas na fogueira. Na Espanha, até a extinção do Santo Ofício, em 1834, estima-se que quase 300 mil pessoas tenham sido condenadas e 30 mil executadas.

Quem acabou com a Inquisição em Portugal?

O tribunal do Santo Ofício, conhecido como tribunal da Inquisição, funcionou em portugal durante quase 300 anos até ser extinto por ordem das cortes em 1821. A última pessoa executada num auto-de-fé foi um padre jesuíta, Gabriel Malagrida, ainda no século XVIII.

Por que foram criados os tribunais da Inquisição?

O chamado Santo Ofício ou Inquisição foi uma instituição formada pelos tribunais da Igreja Católica para perseguir, julgar e punir pessoas acusadas de terem se desviado de seus ensinamentos – os hereges.

Quem era queimado na Inquisição?

"Para a Igreja, esse era um ato de blasfêmia do mais alto grau na escala de heresia. Esse foi o motivo pelo qual a Igreja Católica perseguiu e condenou Giordano Bruno à fogueira da Santa Inquisição."

Como funcionava a Inquisição medieval?

A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas (conjunto de leis) desta instituição.

Quem mais sofreu com a Inquisição medieval?

Quem foram os que mais sofreram com a Inquisição Medieval? D - Cavaleiros medievais, senhores feudais e mulheres solteiras. 3. Por que a Igreja Católica, através da Inquisição, perseguiu, julgou e condenou cientistas?

Quais as torturas da Inquisição?

Métodos terríveis marcaram o período conhecido como "Idade das Trevas"
  1. 1 - Empalamento. ...
  2. 2 – Berço de Judas. ...
  3. 3 – O Caixão da Tortura. ...
  4. 4 – O Balcão da Tortura. ...
  5. 5 – O Estripador de Seios. ...
  6. 6 – Pera da Angústia. ...
  7. 7 – A Roda da Tortura. ...
  8. 8 – Serra para cortar ao meio.
Mais itens...•21 de out. de 2014

Quantas pessoas matou a Igreja Católica?

García Cárcel estima que o número total de pessoas julgadas por tribunais inquisitoriais ao longo da sua história foi de aproximadamente 150 mil, dos quais cerca de três mil foram executadas - cerca de dois por cento do número de pessoas que foram a julgamento.