Embora a aplicação do conhecimento geográfico seja conhecido desde a pré-história, a geografia só se tornou uma ciência autônoma no final do século XIX. Atualmente, tal ciência tem evoluído bastante devido ao desenvolvimento do novas metodologias e tecnologias de representação do espaço.
A Geografia é uma ciência que foi construída, ou desconstruída, ao longo dos anos. Isso ocorreu pelo fato de que, ao longo do tempo, essa ciência passou por diversas alterações em relação às correntes filosóficas e aos processos históricos vividos pelas sociedades.
A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
A Geografia é uma ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas. ... Assim, o estudo geográfico conduz ao levantamento de dados sobre os elementos naturais que atingem diretamente a vida humana como clima, relevo, vegetação, hidrografia entre outros.
Os primeiros povos a desenvolver a ciência geográfica foram os portugueses e espanhóis durante o período conhecido como As Grandes Navegações, onde portugueses e espanhóis embarbaram em suas caravelas e buscaram explorar o mundo.
Resposta: Segundo historiadores e pensadores, Alexander Von Humboldt e Karl Ritter são os fundadores da ciência geográfica moderna. A Alemanha é o berço das primeiras metodologias e correntes do pensamento geográfico. A partir do início do século XIX temos a sistematização do conhecimento geográfico.
A sistematização da Geografia teve inicio em meados do século XIX, com Humboldt e Ritter. Derivando destes dois autores surgem as correntes de pensamento geográfico. Destacam-se como correntes de pensamento geográfico: o Determinismo Ambiental, o Possibilismo, o Método Regional, a Nova Geografia e a Geografia Crítica.
Conhecido por suas pesquisas sobre urbanização, especialmente em países pobres, e globalização, Santos foi reconhecido em 1994 com o prêmio Vautrin Lud, considerado o "Nobel da Geografia". O baiano foi o primeiro fora do mundo anglo-saxão e único brasileiro a receber a distinção.
Milton Santos
O geógrafo Milton Santos deixou, como um dos seus principais legados teóricos, a noção de Meio técnico-científico-informacional, que corresponde à evolução dos processos de produção e reprodução do meio geográfico.
As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço. (SANTOS, 2006). A Geografia é ainda, frequentemente, considerada por muitos políticos, administradores, ... Ele o faz através da técnica, ou melhor, de uma filosofia da técnica.
A Revolução Técnico-Científico-Informacional ou Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.
(UFRN) Com o desenvolvimento do meio técnico-científico informacional, o espaço geográfico tornou-se mais denso em objetos artificiais que apresentam um conteúdo cada vez mais elevado em ciência, técnica e informação.
O geógrafo Milton Santos deixou, como um dos seus principais legados teóricos, a noção de Meio técnico-científico-informacional, que corresponde à evolução dos processos de produção e reprodução do meio geográfico.
O meio técnico é o meio modificado pelos seres humanos, porém sem tanta inserção de tecnologia, como ocorreu na I Revolução Industrial. Já o meio tecno-científico representa a atual etapa da evolução humana, com o sistema de produção capitalista em seu auge, unindo a técnica e a ciência.