A produção puxada é um dos sistemas existentes que visa justamente eliminar desperdícios, principalmente com a produção em excesso. Em contraste, a produção empurrada propõe um método mais conservador, que tem maiores custos mas menos riscos e atrasos de entrega.
A Produção Puxada (“pull system” em inglês) é um método de controle da linha de produção de uma empresa, que gira de acordo com a demanda dos clientes. Isto porque, o conceito consiste em produção enxuta, fabricando apenas quando a venda é realizada.
O Kanban pode ser entendido como uma sinalização, geralmente cartões visuais que são aplicadas para a organização da produção puxada, que nada mais é do que “fazer apenas o necessário”. O sistema puxado têm como objetivo a redução do estoque e sua reposição contínua, produzindo somente o que é necessário.
Kanban é um termo japonês que significa “cartão”. O sistema recebeu esse nome pela própria empresa que o desenvolveu, a Toyota. Ele nada mais é do que um sistema ágil e visual para controle de produção ou gestão de tarefas.
O Kanban eletrônico (ou e-Kanban) permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em demasia. Os kanbans físicos (cartões ou caixas).
As Classes de Serviço do Kanban permitem dimensionar os riscos de acordo com o custo do atraso (CoD – Cost of Delay) de cada necessidade do cliente. O custo do atraso é o impacto econômico que esta entrega do seu produto ou serviço causará caso você atrase.
Taiichi Ohno
Também conhecido como Gestão Visual, Sistema Toyota ou Sistema Just in Time, o Kanban surgiu no Japão, mais precisamente dentro da Toyota Motor Company na década de 70. A ideia básica era minimizar atrasos a partir do desenvolvimento de um método que coordenasse a produção de peças com as demandas.
O método Kanban foi inicialmente aplicado em empresas japonesas de fabricação em série e está estreitamente ligado ao conceito de “just in time”. A empresa japonesa de automóveis Toyota foi a responsável pela introdução desse método devido a necessidade de manter um eficaz funcionamento do sistema de produção em série.
O que são os três papéis do scrum? O Scrum tem três papéis: proprietário do produto, mestre do Scrum e membros da equipe de desenvolvimento.
Os quatro eventos scrum são:
Ele é responsável por fazer o processo correr bem removendo os obstáculos que atrapalham a produtividade da equipe, organizando e facilitando as reuniões. As responsabilidades do Scrum Master incluem: Remover as barreiras entre a equipe e o Product Owner. ... Melhorar a produtividade da equipe da forma que for possível.
Em projetos de desenvolvimento de software, o Product Owner (PO) é a pessoa responsável por maximizar o valor resultante do produto desenvolvido. Sua principal responsabilidade é gerenciar o Product Backlog. O Product Backlog é uma lista ordenada de funcionalidades, requisitos e tudo que é necessário em um produto.
O Scrum Master. ... O Scrum Team é uma equipe multi disciplinar que irá atuar no desenvolvimento do projeto, incluindo arquitetura, codificação, testes, documentação e etc. O Scrum Master é o responsável por manter as práticas Scrum, apoiar os outros papéis e manter a comunicação e colaboração ativa.