Investidura é uma operação complexa, constituída de atos do Estado e do interessado, que completa o provimento no cargo público. A investidura do cargo ocorre com a posse daquele que foi nomeado. O servidor tem 30 dias da nomeação para tomar posse, sendo então investido no cargo. ...
A investidura em cargo público ocorre com a posse do servidor (ato formal de nomeação do candidato). O termo de posse deve ser pessoalmente pelo nomeado, ou mediante procurador, mediante procuração específica, no prazo de até trinta dias da publicação do ato de posse, sob pena da posse ser tomada sem efeito.
4o É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei. Esse artigo cria, como regra, a proibição de trabalho gratuito na administração pública.
A exoneração é o desligamento do servidor. Ela pode ocorrer a pedido do servidor público que não pretende mais trabalhar naquele cargo da Administração, ou por iniciativa da Administração.
Sim. Caso o devedor prejudicado na seleção do concurso público por estar com restrições desta natureza poderá ingressar com ação judicial para assegurar a vaga e sua participação em todas as etapas do certame.