O ser humano passa por quatro fases na vida, as quais são marcadas por mudanças físicas e psicológicas: infância, adolescência, fase adulta e velhice.
No rapaz o desenvolvimento pubertário inicia-se em média aos 11 anos e em média completa-se em três anos (mas pode variar entre 2-5 anos). Na rapariga o desenvolvimento pubertário tem vindo a iniciar-se mais cedo nos países desenvolvidos, em média aos 9 anos. A puberdade em média fica completa em quatro anos (mas pode variar entre 1,5-8 anos).
Considera-se puberdade precoce o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários antes dos oito anos na rapariga e dos nove anos no rapaz, sendo uma situação muito mais frequente (cerca de 10 vezes mais) na rapariga.
O crescimento durante a puberdade contribui para cerca de 20% da altura final do adulto. Durante o surto de maior crescimento, que dura cerca de 2-3 anos, os rapazes crescem em média cerca de 10,3 cm e as raparigas cerca de 9 cm por ano.
A adolescência é habitualmente dividida em três fases que ajudam a entender e saber o que esperar nos vários níveis de transformação: A adolescência precoce entre os 10 e os 13 anos, a adolescência média entre os 14 e os 16 anos e a adolescência tardia a partir dos 17 anos. Estes intervalos etários não são estanques e há desvios frequentes e significativos na forma como cada jovem percorre a adolescência, mas todos passam por estas fases embora com ritmos variáveis.
Vale lembrar que, entre a infância e a adolescência, temos o período da puberdade. E entre os 16 e 29 anos, temos a chamada juventude, uma fase de transição entre a adolescência e a vida adulta.
A puberdade é o período de mudanças do corpo que marca a transição da infância para a adolescência de meninos e meninas. As modificações começam a ser evidentes a partir dos 12 anos, mas pode variar de acordo com o histórico familiar e hábitos de alimentação da criança, por exemplo.
As idades são importantes para ilustrar os ciclos da vida, mas é importante ressaltar que cada pessoa tem seu tempo. Por exemplo, para algumas, a adolescência pode vir de forma mais precoce, ou mais tarde, assim como as outras fases.
Mas, apesar desses fatores e de algumas doenças serem mais frequentes nessa etapa , vale destacar que a expectativa de vida aumenta gradualmente e que é cada vez mais fácil ter uma velhice plena e com qualidade.
Caso as alterações não sejam percebidas ou não ocorram até os 13 anos é indicado consultar um médico para que se possa investigar a causa e o tratamento ser iniciado, que normalmente é feito com reposição hormonal.
Fisicamente, as meninas desenvolvem os seios, o quadril fica mais largo e acontece a primeira menstruação. Já nos meninos, a voz começa a engrossar e o pênis e os testículos crescem.
A adolescência é um período de transição entre a infância e a idade adulta, com características únicas no ciclo de vida, no qual ocorre um grande leque de transformações tanto a nível biológico, como a nível cognitivo e psicossocial.
A idade em que os primeiros sinais do início da puberdade podem variar entre meninos e meninas, podendo acontecer em meninas entre 8 e 13 anos e em meninos entre os 9 e 14 anos.
A avaliação do adolescente com puberdade precoce ou tardia, inclui além do exame físico, a realização de exames complementares, nomeadamente, análises que podem incluir testes hormonais, e radiológicos como a radiografia para determinação da idade óssea, entre outros.
Dessa forma, quando adulto, o corpo já começa a passar por transições lentas para a velhice. Por exemplo, após os 35 anos, as mulheres já podem entrar na fase do climatério, que é uma espécie de preparação para a menopausa.
No caso dos meninos, o principal sinal que que está entrando na puberdade é a primeira ejaculação, que normalmente acontece entre os 12 e 13 anos. Veja mais sobre as mudanças corporais na puberdade dos meninos.
A adolescência é marcada por um turbilhão de novidades no corpo e nas emoções. Essa fase costuma ir dos doze aos vinte anos de idade. As principais transformações no corpo das meninas são o desenvolvimento dos seios, quadril mais largo e a primeira menstruação. Nos meninos, a voz começa a engrossar, o pênis e os testículos aumentam de tamanho, os pelos começam a aparecer na região genital e nas axilas. Essas transformações vêm acompanhadas dos primeiros sinais da sexualidade.
A adolescência é marcada por ser um período de grande transição. Essa fase vai de 12 aos 21 anos e dentre as principais características está o fato de as emoções serem completamente modificadas.
Esse é o momento da vida em que os hormônios estão mais estabilizados e consequentemente as alterações no corpo também. É nesse período que as pessoas já estão maduras fisicamente para começarem a se reproduzir.
A adolescência precoce caracteriza-se pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários e pelo aumento da velocidade de crescimento. Na adolescência média as adolescentes já tiveram a primeira menstruação (menarca) e dá-se a maturação dos órgãos reprodutores. Na adolescência tardia a puberdade está completa, os caracteres sexuais secundários são semelhantes aos do adulto.
A fase adulta começa nos vinte e um anos de idade. As mudanças corporais são mais lentas e os hormônios estão mais calmos. Nessa fase, homens e mulheres já estão prontos e maduros para reproduzir. Depois dos 30 anos de idade, o metabolismo começa a desacelerar e o processo de envelhecimento gradual se inicia.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge