Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Elza Soares morreu, aos 91 anos de idade e de causas naturais, na casa em que vivia no Rio de Janeiro. Considerada um ícone da música brasileira, a cantora era extremamente ativa apesar da idade avançada e tinha pelo menos oito shows já marcados para 2022.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Elza Gomes da Conceição nasceu em 23 de junho de 1930. Filha de uma lavadeira e de um operário, foi criada na favela de Água Santa, subúrbio de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Com a voz rouca, cantava desde criança seguindo o ritmo dos sambistas de morro.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Depois de tudo que passou, Elza se tornou uma das maiores referências no combate à violência contra mulher. Principalmente ao cantar ‘Maria da Vila Matilde‘, no álbum ‘Mulher do Fim do Mundo’, de 2015.
Jornalista formado pela UFPE com passagens pelas seguintes editorias do Sistema Jornal do Commercio: Blog do Torcedor - estagiário, repórter e coordenador (atual); Caderno de Esportes do Jornal do Commercio - editor-assistente; e JC Online - editor-assistente. Com passagens também pelo jornal O Estado de S.Paulo através do Curso Estado de Jornalismo.
Elza Soares começou a se destacar na música na cena do sambalanço com ‘Se Acaso Você Chegasse‘, em 1959. Em seu início no samba, ela lançou: ‘O samba é Elza Soares‘ (1961), ‘Sambossa’ (1963), ‘Na roda do samba’ (1964) e ‘Um show de Elza‘ (1965).
Em 2015, Elza Soares lançou o álbum ‘A Mulher do Fim do Mundo‘ e em um dos versos da música pediu: “Me deixem cantar até o fim“. E assim foi!
Anos depois eles se casaram e, apesar de conturbado e marcado até por episódios de violência doméstica, o casamento durou 17 anos.
Em diferentes momentos da vida, Elza sempre deixou claro que era uma mulher forte e uma cantora em movimento, sempre pronta a abraçar o que de novo se apresentasse à ela.
A equipe de Elza Soares anunciou o falecimento através de um post nas redes sociais. “É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, inicia o comunicado.
Elza e Garrincha se casaram, dez anos depois nasceu o primeiro filho, o Garrinchinha. Contudo, devido ao alcoolismo do jogador e diversos episódios de agressões físicas e verbais, traições e crises de ciúmes, ela colocou fim no casamento.
Elza Soares morreu no dia 20 de janeiro de 2022, exatos 39 anos depois da morte de seu ex-marido – o jogador de futebol Mané Garrincha – com quem a cantora viveu um relacionamento conturbado e marcado pela violência.
Dentre as dificuldades enfrentadas por ela, a primeira foi ter sido obrigada a casar aos 12 anos, ter sido mãe aos 13 e ficado viúva com apenas 21. Ao longo da vida, Elza Soares teve uma filha recém-nascida que foi sequestrada e perdeu quatro filhos.
O médico comentou a morte da cantora icônica em uma participação no quadro ‘Correspondente Médico’, do jornal ‘Novo Dia’, no canal CNN Brasil.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Após 91 anos de uma vida difícil e dedicada à arte de cantar, a partida de Elza deste mundo aconteceu coincidentemente no mesmo dia em que Garrincha morreu, só que 39 anos mais tarde.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Nos anos 1980, Elza fez menos sucesso e chegou a pensar em desistir. Entretanto, ela procurou Caetano Veloso para pedir ajuda e conseguiu se reerguer. Tendo lançado muitos outros álbuns que a levaram a ser conhecida no Brasil e no mundo, considerada A Voz do Milênio.