A evapotranspiração de referência (ETo), que o aplicativo estima, deve ser, depois, multiplicada pelo coeficiente de cultura (Kc) – que depende da espécie cultivada e da fase de desenvolvimento em que esta se encontra, para obter a evapotranspiração da cultura (ETc).
Na evaporação de uma superfície de solo descoberto tem-se, ainda, a influência da composição, textura e umidade do solo. A existência de vegetação diminui as perdas por evaporação. Essa diminuição, contudo, é compensada pela ação da transpiração vegetal, que pode mesmo aumentar a perda total (evapotranspiração).
A evaporação é medida através de tanques evaporímetros e atmômetros. São tanques que contém água exposta à evaporação. No Brasil, o mais comum é o tanque Classe A (Figura 30). Consiste num tanque circular de aço inoxidável ou galvanizado, chapa 22, com 121 cm de diâmetro interno e 25,5 cm de profundidade.
A evapotranspiração é a forma pela qual a água da superfície terrestre passa para a atmosfera no estado de vapor, tendo papel importantíssimo no Ciclo Hidrológico em termos globais.
O estudo da evapotranspiração numa área é importante, pois irá servir de contribuição para medir a quantidade necessária de água para ser fornecida para o solo durante a irrigação de uma plantação, contribuindo de forma racional para o uso dos recursos hídricos naturais e reduzindo os custos de produção.
O conhecimento da água perdida por evapotranspiração é fundamental para se conhecer o balanço hídrico de uma certa região. Ela afeta diretamente o rendimento de bacias hidrográficas, a umidade atmosférica, a determinação da capacidade de reservatórios, regime de chuvas, entre outros.
A importância desse procedimento vai além da necessidade de eliminar o excesso de água. A transpiração das plantas permite acelerar o transporte da seiva bruta. Uma substância rica em nutrientes, da raiz até as folhas, onde ela é transformada em seiva elaborada.
Excedente hídrico: diferença entre a precipitação e a evapotranspiração potencial, quando o solo atinge a sua capacidade máxima de retenção de água. As interações entre os parâmetros edáficos meteorológicos e as características das plantas em função da relação ERT/ETP proposta ou da água disponível no solo.