A ligadura elástica é considerada o tratamento endoscópico preferencial das varizes de esôfago. As varizes são veias dilatadas que podem surgir em doenças que fazem aumentar a pressão nas veias do sistema porta, sendo o exemplo mais frequente a cirrose hepática.
Os sintomas das varizes esofágicas surgem normalmente quando os vasos sanguíneos do esôfago se rompem, podendo levar ao surgimento de vômito com sangue e fezes de cor preta....Principais sintomas
Varizes esofágicas são veias dilatadas no esôfago que podem causar uma hemorragia importante. Varizes esofágicas são causadas por hipertensão arterial nos vasos sanguíneos no fígado e ao redor dele (hipertensão portal). Varizes esofágicas geralmente não causam sintomas, mas podem sangrar espontaneamente.
As varizes esofágicas se formam como conseqüência da hipertensão portal (uma complicação progressiva da cirrose). A ruptura e o sangrado das varizes esofágicas são complicações graves da hipertensão portal e se não tratadas corretamente podem apresentar alta taxa de mortalidade.
Durante o procedimento o paciente é sedado como em toda a endoscopia digestiva. Então na ponta do aparelho é acoplado o dispositivo de ligadura elástica, ficando a manopla de disparo dos elásticos na outra extremidade do endoscópio, no local onde o endoscopista realiza as manobras com o aparelho.
Também conhecido por endoscopia digestiva com ligadura elástica, a ligadura elástica por endoscopia digestiva alta é um procedimento que auxilia o paciente na recuperação das chamadas varizes de esôfago.
A ligadura elástica é um dos métodos disponíveis para tratamento da doença hemorroidária interna. Ela é realizada em consultório médico, sem necessidade de anestesia. Realiza-se a anuscopia e é colocado um anel de silicone na base do mamilo hemorroidário, impedindo o fluxo sanguíneo, causando sua necrose (morte).
Hemorroidas ocorrem quando as veias do canal anal se dilatam, produzindo desconforto, dor ou até sangramento.
Assim, o fluxo de sangue é reduzido e os sintomas desaparecem. O paciente pode sair na manhã seguinte ou até no mesmo dia, retomando suas atividades. E não há necessidade de usar aquela almofada especial associada à hemorroida. A THD eleva em R$ 1.
É indicado principalmente para casos de hemorroidas internas, sintomáticos e de grau 1 ou 2. Outras opções são o Procedimento para Prolapso Hemorroidário (PPH) e a Desarterização Hemorroidária Transanal (THD), recomendados para pacientes de graus 2 e 3 que não tiveram bons resultados com outros métodos.
Após a alta o paciente pode subir e descer escadas, desde que isto seja feito lentamente e com auxílio de um familiar, nos primeiros 10 dias depois da cirurgia.
A dieta pós cirurgia deve conter muita fibra, folhas, frutas como mamão, melão, legumes quiabo jiló beringela Deve-se evitar condimentos, temperos fortes, pimenta e raizes tais como batata, cenoura, beterraba.