Ao colocar um pedaço de batata em contato com a água oxigenada, ocorre uma reação de decomposição que produz água e gás oxigênio como produtos.
Quando se encontra em solução aquosa, o peróxido de hidrogênio é conhecido como água oxigenada (H2O2(aq)). Quando essa solução possui apenas 3% de peróxido de hidrogênio, ela é vendida em supermercados e farmácias para ser utilizada como alvejante ou como antisséptico.
Características do peróxido de hidrogênio A água oxigenada vendida no comércio é uma mistura de água e peróxido de hidrogênio, com uma concentração entre 3% e 9% do composto inorgânico.
O peróxido de hidrogênio, conhecido como água oxigenada, é um antisséptico e desinfetante de uso local, podendo ser usado na limpeza de feridas. Porém, o seu espetro de ação é reduzido.
A água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio, é um produto que abre a escama dos fios, permitindo que o pigmento da coloração ou do pó descolorante penetre e mude a cor dos cabelos. Quanto maior o número do volume expresso na embalagem, maior a concentração de peróxido de hidrogênio na sua formulação.
Nesses casos a água oxigenada vem sempre na quantidade ideal para ser usada com 1 tintura. Exemplo: Se você tem uma tintura da Alfaparf, basta comprar a água oxigenada da Alfaparf também, pois ela vem na quantidade certinha a ser utilizada. Se vai usar duas tinturas, são dois tubos de água oxigenada, não tem erro!
Para cobrir os fios brancos, o produto que menos agride é o tonalizante porque não tem amônia e possui baixa concentração de água oxigenada. As cutículas ficam pouco abertas, fazendo com que a coloração não penetre, se mantenha superficialmente e saia durante as lavagens.