A colisão traseira é uma das mais perigosas nos acidentes de trânsito, pois geralmente faz com que o veículo receba a energia de impacto em sua traseira, sendo esta convertida em uma rápida aceleração e desaceleração, quase ao mesmo tempo, o que comumente é conhecido como “efeito chicote” e é responsável por lesar ...
Esse tipo de colisão é considerada de maior gravidade:
A colisão frontal tem o que se chama de efeito tesoura porque cabeça e tronco são projetados violentamente para frente produzido lesões de face, cabeça, pescoço, lesões internas no abdome e coluna lombar. A vítima nessa condição tem 25 vezes mais possibilidade de ir a óbito.
No Brasil, a resolução 168/04, de 2004, exige que todo motorista passe pelo curso de Direção defensiva, seja ao obter ou ao renovar sua habilitação. Os princípios de direção defensiva dividem-se em cinco grupos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.
Paulo, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, explica a forma como a segurança no trânsito é avaliada, considerando os três aspectos fundamentais: vias, veículos e fator humano. Para esse último, ele defende a formação adequada para o condutor.
Existem dois tipos:
A atenção deve ser direcionada a todos os elementos da via (condições, sinalização, tempo, etc.), e também as condições físicas e mentais do condutor, os cuidados e a manutenção do veículo, tempo de deslocamento, conhecimento prévio do percurso, entre outros.
É quando o condutor está disperso, sem ter foco na direção do veículo e no seu entorno. Falar no celular, comer ou conversar demais com os passageiros enquanto dirige são exemplos de atenção dispersiva. A postura dispersa do motorista pode causar acidentes graves.
O conjunto de atitudes que o motorista tem depois do momento da ocorrência de trânsito é conhecida como direção corretiva. Ou seja, quando ele tem ações de reparo em eventos que não foram previstos. Qualquer um está sujeito a situações de risco no trânsito, mas poucos sabem como agir depois que algo acontece.
As ações corretivas são práticas necessárias para que algum problema ocorrido não traga novos. Mas há de se salientar que as ações corretivas são eficazes somente após medidas serem tomadas imediatamente após o inconveniente ter ocorrido, de forma a amenizar suas consequências.
Sabemos que a direção segura é uma responsabilidade do condutor, mas não se pode controlar tudo. Existe uma série de condições adversas, ou seja, fatores que podem prejudicar o real desempenho do condutor, tornando maior a possibilidade de um acidente.
Mas afinal, o que é direção defensiva? Levando em consideração que muitas infrações são causadas por falhas humanas decorrentes de negligência, imprudência ou imperícia, a direção defensiva é um conjunto de medidas de prevenção que tem por objetivo diminuir acidentes e suas consequência no trânsito.
A direção defensiva tem como objetivo que as pessoas dirijam com maior atenção para poder prever o que fazer antecedência e tomar as decisões certas para evitar acidentes. Ou seja, ela tem como intenção preparar melhor os condutores, a fim de que esses possam ser mais conscientes e tornem o trânsito mais seguro.
Dicas para praticar a direção defensiva
Direção segura: 9 dicas de direção defensiva e preventiva! 11 out 2017