O principal símbolo do xintoísmo é o Torri, que representa o respeito e a vida em harmonia com a natureza.
Os japoneses trouxeram para o Brasil frutas, legumes e vegetais que não existiam na culinária brasileira. Criaram cinturões verdes, cultivaram áreas antes consideradas inférteis e provocaram uma mudança dos hábitos alimentares brasileiros.
A cultura europeia é uma das principais fornecedoras de elementos culturais para o Brasil. Foram os europeus que mais migraram para o país. Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos.
Os japoneses na Amazônia e sua contribuição ao desenvolvimento agrícola. ... Os primeiros colonos vieram para Tomé-Açu (1929), no Estado do Pará e, em Maués (1930) e Parintins (1931), no Estado do Amazonas.
Essas famílias foram também as primeiras a cultivar o algodão. Em março de 1912, novas famílias são assentadas em terras doadas pelo governo paulista, na região de Iguape, graças ao contrato de colonização firmado entre uma empresa japonesa e aquele poder público.
Busca por imigrantes japoneses
No Brasil, vivem aproximadamente 1,5 milhão de japoneses e descendentes, grande parte desse número habita no Estado de São Paulo, o restante está espalhado por todo do território brasileiro e em outros pontos de concentração, como Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.
Os primeiros japoneses Em 1803, o barco Wakamiya Maru afundou na costa japonesa e os náufragos foram salvos por um navio de guerra russo que os levou em sua viagem. A rota passou pelo Porto de Desterro, atual Florianópolis (SC), e os estrangeiros permaneceram por dois meses em solo brasileiro.
Marília
O movimento de imigrantes japoneses para o Brasil teve início em 1908, quando o navio Kasato Maru trouxe a bordo 165 famílias japonesas. Eram, na sua maioria, camponeses de regiões pobres do Japão, que vieram para trabalhar nas fazendas de café do estado de São Paulo.
Imigração - Italianos, alemães e japoneses substituem trabalho escravo. ... Contudo, desde a primeira metade do século 19, com o iminente fim da escravidão, a possibilidade de introduzir trabalhadores europeus esteve na pauta das ações políticas brasileiras, principalmente na transição do trabalho escravo ao assalariado.
O processo de imigração no Brasil intensificou-se a partir de 1808, quando um número expressivo de imigrantes europeus chegou ao país. ... Deve-se aos imigrantes a implantação de novas e melhores técnicas agrícolas, como a rotação de culturas, assim como o hábito de consumir mais legumes e verduras.
Outros fatores que dificultam a estadia dos imigrantes estrangeiros no país são as novas regras sociais, um novo código civil e outro sistema de leis e impostos. ... "Desde a burocracia do dia a dia para lidar com os migrantes passando pelo desconhecimento da legislação e até do idioma."
Da terra que se deixa para a que se chega, reinvenção define a vida de refugiados em Brasília. ... A vinda de refugiados para o país tem se intensificado, nos últimos anos, em razão do acirramento de guerras, no Oriente Médio, e de agravamento de problemas sociais, como pobreza e desemprego, em nações da América Latina.
Todos são angolanos e escolheram o Brasil em busca de melhores condições de vida e de oportunidades profissionais. ... Boa parte chegou ao Rio e a São Paulo durante a guerra civil naquele país, entre 1990 e o início de 2000, quando o Brasil concedia refúgio àqueles que deixavam o país.