A constante do equilíbrio químico em termos de concentração em quantidade de matéria (Kc) e em termos de pressão parcial (Kp) será dada pela divisão do Kdireto pelo Kinverso. Na expressão, cada concentração é elevada a um expoente correspondente ao coeficiente da respectiva substância na reação.
A constante de equilíbrio K é um valor característico do equilíbrio que permite relacionar quantitativamente as concentrações dos reagentes e produtos no equilíbrio. É CORRETO afirmar que a constante K é dependente: a) da pressão.
Temperatura e pressão podem alterar as condições de equilíbrio de um sistema. ... Se aumentarmos a temperatura de um sistema, o equilíbrio tende a se deslocar para a esquerda, o que favorece a reação endotérmica. O aquecimento é controlado pela absorção de calor na reação.
➢ Se aumentarmos a pressão, o equilíbrio se desloca para a esquerda, pois o número de moléculas do reagente é menor. ➢ As alterações de pressão não deslocarão o equilíbrio, pois o número de moléculas dos reagentes e produtos é igual.
Se diminuirmos a pressão, o equilíbrio será deslocado para a esquerda, favorecendo que C vire A e B. Neste caso há 2 mols nos dois lados.
Se os volumes (números de mol) dos gases nos reagentes e nos produtos forem iguais, a variação da pressão não deslocará o equilíbrio. A adição de um gás inerte não afeta o equilíbrio químico de uma reação, apesar dele aumentar a pressão total do sistema.
Se aumentar a pressão, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio químico para o lado de menor volume; se diminuir a pressão, o deslocamento será para o lado de maior volume. Não pare agora... ... Se aumentarmos a pressão desse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido do menor volume para diminuir essa pressão.
Quando aumentamos a pressão em um sistema em equilíbrio, isso favorecerá o deslocamento do equilíbrio no sentido de contração do volume. ... Nesse caso, o aumento da pressão favorece a reação direta; enquanto a diminuição da pressão favorece a reação inversa.
o aumento da temperatura desloca o equilbrio no sentido na reacção que absorve o calor, e a diminuição da temperatura desloca o equilibrio no sentindo da reação que libera o calor!
Isso ocorre porque segundo o princípio de Le Chatelier, se um sistema em equilíbrio sofrer alguma perturbação - como a variação da temperatura, por exemplo – ele tende a se deslocar no sentido de minimizar essa perturbação. ...
Se aumenta a concentração de reagente, a reação precisa produzir mais quantidade de produto, por isso desloca-se para a direita. Se diminui a concentração de reagente, a reação precisa produzir mais quantidade do próprio reagente, por isso desloca-se para a esquerda.
Quando em uma reação química se verifica que,a uma dada temperatura, a entalpia dos produtos é maior que a entalpia dos reagentes, diz-se que a reação é: a) endotérmica b) exotérmica c) espontânea d) não espontânea e) isotérmica.
∆H = HP - HR A realização do cálculo da variação da entalpia permite identificarmos se a reação é endotérmica ou exotérmica. Se o resultado for negativo, a reação será exotérmica; já se o resultado for positivo, a reação será endotérmica.
Conforme exposto, um equilíbrio químico só ocorrerá: Se a reação for reversível; Quando a velocidade da reação direta for igual à da reação inversa; Se a reação ocorrer em ambiente fechado (no caso de gases).