Melhor IDH do mundo é da Noruega, e o pior é de Níger; veja o ranking
Ranking IDH Global 2014
Noruega
Resposta. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede e avalia o desenvolvimento de um país segundo os seus aspectos sociais e econômicos, como qualidade de vida, renda e escolarização. ... Quanto mais próximo de 1, melhor e mais alto é o IDH, ao passo que, quanto mais próximo de 0, pior e mais baixo é esse índice.
IDH baixo: reúne todos os países que apresentam IDH abaixo de 0,500. IDH médio: países com IDH entre 0,500 e 0,799. IDH alto: países com desenvolvimento humano entre 0,800 e 0,899. IDH muito alto: países cujo índice encontra-se igual ou acima de 0,900.
O IDH varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total. Um índice até 0,499 significa um baixo desenvolvimento humano. De 0,5 a 0,799 representa um desenvolvimento médio e, quando ultrapassa 0,8, o desenvolvimento é considerado alto.
De acordo com relatório divulgado nesta terça-feira (15) pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (Pnud), da Organização das Nações Unidas, o Brasil perdeu cinco posições no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e passou do 79º para o 84º lugar entre 189 países.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é a média aritmética de indicadores de três dimensões do desenvolvimento (educação, longevidade e renda). ... consideram que o IDH não transparece o desenvolvimento humano (ou privação), pois possui poucos componentes na sua estrutura.
Geografia. IDH, sigla para Índice de Desenvolvimento Humano, é uma medida de desenvolvimento de um país, que avalia não só os aspectos econômicos mas também sociais, considerando que não é apenas a economia que mede o avanço de uma população.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. ... Embora meçam os mesmos fenômenos, os indicadores levados em conta no IDHM são mais adequados para avaliar o desenvolvimento dos municípios brasileiros.
Assim, a disponibilidade de indicadores socioeconômicos confiáveis e atualizados é um importante instrumento para balizar as políticas públicas. O artigo tem por objetivo apresentar o Índice de Desenvolvimento da Gestão Municipal (IDGM), calculado para o município de Itabaiana/SE, e está estruturado em duas seções.
Os fatores econômicos que travaram melhora do Brasil no IDH
Baseado na metodologia do IDH, o IDHM visa mensurar o desenvolvimento econômico e social em uma escala menor que a levada em consideração no IDH: a escala municipal. ... Aplicar uma metodologia similar ao IDH a área menores, no caso municípios, mostra-se de extrema importância, uma vez que, de acordo com Torres et al.
O Índice de Desenvolvimento Humano ajusta o IDH para a realidade dos municípios e reflete as especificidades e desafios regionais no alcance do desenvolvimento humano no Brasil. É calculado para todos os municípios brasileiros e divisões intramunicipais (aproximações de bairros) das regiões metropolitanas do país.
No Norte do país estes somam 40,1%. Entre as que registram o maior número de municípios na faixa de Alto Desenvolvimento Humano estão as regiões Sul (64,7%) e Sudeste (52,2%). O Centro-Oeste e o Norte aparecem como as regiões com maior número de municípios classificados com Médio Desenvolvimento Humano.
A principal vantagem do IDH, criado a pedido da ONU nos anos 90, é que ele não limita a medida do desenvolvimento a indicadores puramente econômicos, como o PIB per capita, ainda largamente utilizado. Além da renda, começaram a ser considerados --e valorizados-- aspectos de saúde e educação.