Resumo: A fertirrigação, técnica de aplicar fertilizantes via água de irrigação, difere significativamente da aplicação via solo, em especial por acelerar o ciclo dos nutrientes utilizados.
Irrigação é uma técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo fornecer água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produção e a sobrevivência da plantação.
O solo para plantio não pode apresenta-se compacto e endurecido, pois o mesmo são trabalhado com plantas que necessitam de um desenvolvimento das raízes, alem disso um solo compactado não tem um aporte de oxigênio para as plantas como os descompactados.
Resposta: Porque esse "resto" entra em decomposição e com isso a planta morta passa os nutrientes que tinha para o solo, nutrindo ele.
Os adubos orgânicos são aqueles formados por matéria de origem animal e vegetal. ... Esses nutrientes são retirados do solo e, depois, quando as plantas morrem, elas se decompõem e devolvem tais nutrientes à terra, o que possibilitará que outras plantas possam usar esses nutrientes para crescer.
Resposta: Restos de alimentos podem ser transformados em adubo naturalA técnica de compostagem evita a contaminação do meio ambiente, além de resultar em um fertilizante de solo econômico e livre de agrotóxicos.
Restos de frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, cascas de ovo e até sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) podem ir na composteira. De quebra você ainda pode aproveitar e compostar materiais como saquinhos de chá, serragem, gravetos, papelão, papel toalha e palitos de fósforo.
Mas, o que fazer com as sobras de alimentos?
De acordo com as leis ambientais, os resíduos que têm alguma relevância ambiental não devem ser descartados com o lixo comum. Ou seja, os restaurantes devem separar tudo que pode ser reciclado do que deve ser encaminhado aos aterros.
Faça vários furos de drenagem no fundo de um dos potes de sorvete, cubra com terra e adicione as cascas de legumes, verduras, folhas secas, restos de comida já triturados. Em seguida, cubra todas as cascas com terra, tampe e pronto.
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
Utilize sementes, grãos, borra de café, casca de ovos, frutas, verduras e legumes e chá (ervas). Feito isso, pegue o recipiente com os alimentos e coloque na primeira caixa. Deixe os resíduos lá, sem espalhar, e, em seguida, cubra-os com material seco (serragem, palha, folhas secas, etc).
12 alimentos que podem virar adubo
Como aplicar adubo orgânico em sua horta? A aplicação do adubo orgânico líquido é tão simples quanto a sua produção. Acrescente água em uma proporção de 1 para 10. Ou seja, para cada 1 litro de adubo líquido, use 10 litros de água e assim por diante.
Dentre os melhores fertilizantes orgânicos utilizados em hortaliças destacam-se o composto orgânico, o húmus de minhoca e a torta de mamona pré-fermentada. As quantidades dos fertilizantes orgânicos a serem aplicadas dependem também de sua disponibilidade local e do custo do transporte e aplicação.
O adubo orgânico para horta é ecologicamente correto e ainda pode beneficiar a saúde das pessoas. As cascas de bananas e de ovos são ótimos exemplos que podemos encontrar facilmente em nossos lixos orgânicos, além disso, são ótimos adubos para uma horta caseira.
Além de ser cuidadoso na dose aplicada, é importante estar atento à maneira de fazê-lo. Coloque o adubo afastado das raízes e do caule. Em plantas de vasos, o ideal é aplicar o NPK nas laterais e depois regar. Em uma árvore, o NPK pode ser depositado em pequenos buracos cavados próximos às raízes.