O saque, também chamado de serviço, é a ação que coloca a bola em jogo e marca o início de um rally. Para realizá-la, o jogador que ocupa a posição 1 deve se posicionar atrás da linha de fundo e acertar a bola com força a fim de que, passando por cima da rede e entre as antenas, alcance a quadra adversária.
Quando um jogador toca a bola ou o adversário no espaço de jogo da equipe contraria antes ou durante o golpe ataque do adversário. O jogo continua normal, valendo a jogada. ( ) O árbitro deverá voltar o saque.
O contato de um jogador com a rede não é considerado falta, a não ser quando esse contato ocorre durante a ação de jogar a bola ou quando interfere na jogada. Algumas ações de jogar a bola podem incluir ações nas quais os jogadores não tocam realmente a bola.
A bola está em jogo desde o momento do golpe do saque. autorizado pelo primeiro árbitro. A bola está fora de jogo no momento da falta, que é apitada por um dos árbitros; na ausência da uma falta, no momento do apito. A bola é considerada "dentro" quando toca o piso da quadra, incluindo as linhas de delimitação.
A bola está em jogo em todo outro momento, inclusive quando ela voltar e rebater em uma das balizas do gol ou um dos mastros das bandeiras de canto. ... A bola é considerada em jogo quando se espera uma decisão do árbitro e quando houver uma suposta infração não marcada.
A bola é colocada em jogo com um saque, golpeada pelo sacador sobre a rede para os adversários. A jogada ("rally") continua até a bola tocar o solo, ir "fora" ou uma equipe falhar ao retorná-la . No voleibol, a equipe que vence uma jogada ("rally") marca um ponto (Rally Point System - Sistema de Pontos por Jogada).
Explicação: Na verdade, no sentido de jogo que o texto nos traz, o que efine o fim ou o inicio do jogo sao as regras, ou seja, as normas.