A guerra começou em 1980 por um motivo que, teoricamente, não seria suficiente para iniciar hostilidades entre Irã e Iraque: o controle do Chatt-el-Arab, um canal que liga o Iraque ao Golfo Pérsico, por meio do qual é escoada a produção petrolífera do país.
Outro ponto marcante da guerra foi o uso indiscriminado de armas químicas, como o gás mostarda, por parte dos iraquianos contra tropas e civis iranianos e curdos....
O conflito conhecido como Guerra Irã-Iraque ocorreu entre os anos de 1980 e 1988. ... A maioria da população iraniana e o regime inaugurado pelo Aiatolá Khomeini tinham orientação religiosa xiita, divisão do islã que abrange cerca de 10% da população islâmica do mundo, mas que são maioria no Irã, Iraque e Barein.
Nos anos seguintes, as mortes de soldados aliados dos Estados Unidos ultrapassaram 3 mil baixas. Há estimativas que apontam que mais de 650 mil iraquianos morreram durante a invasão, e outros milhares perderam suas casas.
149 000 pessoas
A Guerra do Afeganistão tem início em 1979. Inicialmente era um conflito entre a URSS e afegãos, e mais tarde, os EUA se envolvem na contenda. Nessa guerra, que perdura até os nossos dias, a luta é travada entre os Estados Unidos e aliados, contra o regime talibã.
Em 2003, a OTAN assumiu a liderança da ISAF . Uma parte das forças dos Estados Unidos no Afeganistão operavam sob o comando da OTAN; o restante permaneceu sob comando direto dos Estados Unidos. O líder talibã Mulá Omar reorganizou o movimento e, em 2003, lançou uma insurgência contra o governo e a ISAF.
As mortes causadas diretamente pela guerra (incluindo militares e civis mortos) são estimadas em 50 a 56 milhões de pessoas, enquanto houve uma estimativa adicional de 19 a 28 milhões de mortes por doenças relacionadas à guerra e fome. As mortes de civis totalizaram 50 a 55 milhões.
Lista de guerras por número de mortos superior a 10 milhões
Ao atingir ontem a marca de 293 mil mortos, a pandemia de coronavírus deixou para trás a quantidade de baixas americanas no conflito mais sangrento da história da humanidade - segundo o Departamento de Assuntos de Veteranos, 291.
As perdas humanas foram assombrosas: estima-se entre 17 a 20 milhões de russos mortos (7 milhões deles soldados). Stalingrado em ruínas.
URSS
Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.
A Guerra Fria é o nome que damos ao conflito político e ideológico que se estendeu do final da década de 1940 até o ano de 1991. Esse acontecimento teve como protagonistas os Estados Unidos e a União Soviética, países que representavam duas ideologias distintas que eram o capitalismo e o socialismo, respectivamente.
de 1991
1991
A guerra fria durou 46 anos (1945 - 1991) e terminou com a queda do muro de Berlim e com o fim da URSS, virando a atual Russia.
A Guerra Fria não foi bem uma guerra, foi mais que um “clima frio", entre os países E.U.A e a União Soviética, mas não se teve conflitos. A ordem bipolar durou cerca de 45 anos.
Dinastias inglesas e francesas disputaram o domínio do território da França de 1337 a 1453. A Guerra dos Cem Anos foi consequência de problemas das dinastias francesas e inglesas que começaram em 1066. É que Guilherme, um duque da Normandia (território francês), conquistou a Inglaterra, tornando-se rei.
Quando Gorbachev renunciou, em 25 de dezembro de 1991, a URSS foi dissolvida e isso marcou o fim da Guerra Fria.
Mercado pela queda do muro de Berlim em 1989, como ato simbólico que encerrava décadas de disputas econômicas, ideológicas e militares do grupo capitalista, que era comandado pelos Estados Unidos e o grupo socialista, que tinha em sua liderança a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
A queda da União Soviética e a queda do muro de Berlim , ocorreu a reunificação da Alemanha (Ocidental com Oriental) , a crise nos países socialistas , reformas políticas priorizando a liberdade) e a Perestroika (reestruturação econômica) instaladas na URSS.
Guerra Fria, aconteceram muitos fatos marcantes da história. Entre eles, há a Guerra da Coreia, o único confronto militar direto do período da guerra entre os dois grandes blocos econômicos. A Queda do Muro de Berlim, a Corrida Espacial, o Fim da Guerra Fria.
Nesse mundo pós-Guerra fria, surge uma famosa polêmica: mundo monopolar ou multipolar. ... Para a maioria dos intelectuais, a ordem pós-Guerra fria é multipolar, tomando como referencial o fator econômico, enfatizando três grandes centros de poder: EUA, Japão e União Europeia.
As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências.
O Muro de Berlim
Como celular, e o acesso a certas bens de consumo, tais quais a tv e o carro, a pessoas de nivel de renda mais baixo devido a massificacao da producao e a um aperfeicoamento da logistica,especialmente no comercio internacional.
O objetivo era disputar a hegemonia militar, politica e econimica do mundo. A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
Guerra é um confronto sujeito a interesses da disputa entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados, utilizando-se de armas para tentar derrotar o adversário.