Em aquários pequenos, devemos dar preferência a peixes como pequenos tretas (neon, mato grosso, foguinho…), bettas, limpa-vidro, paulistinha, lebiste(guppy) e outras espécies de tamanho reduzido. Isso é necessário porque quanto maior o peixe, maior espaço livre ele precisa para se deslocar.
Agora que você já sabe como cuidar de aquário, é hora de conhecer alguns peixes de fácil trato que se dão muito bem com aquaristas iniciantes!
Como critério geral para situações normais, a regra de 1 cm de peixe por litro de água funciona adequadamente e é muito fácil de calcular. Se a usar, faça-o sempre com os litros de água líquidos, e tenha em conta o tamanho do peixe adulto assim como a sua forma.
Nas gaiolas, a quantidade deve ficar em torno de 150 peixes por metro cúbico. Um metro cúbico é o volume de uma caixa quadrada de um metro de lado. Portanto, numa gaiola de 4 metros cúbicos, devem ser colocados, em média, 600 peixes.
A caixa de manejo deve ser calculada para manter de 50 a 150 kg de peixe por metro cúbico, e possuir uma profundidade entre 60 e 80 cm.
Tanque Escavados Tilapia deve-se estocar de 1 a 2 peixes por m²; Pintado da Amazônia 4.
Quantos peixes por metro quadrado tilapia? Recomenda-se uma proporção que varie de 5 a 12 alevinos por metro quadrado. Os produtores que não detiverem conhecimento da tecnologia de recria devem adquirir os juvenis ( 8 - 12 centímetros ) para engorda, pois já passaram do período critico de produção.
Eles deverão ser construídos em terreno plano, de forma que fiquem próximos uns dos outros, para facilitar o manejo dos peixes e o abastecimento de água. O fundo deve ser bem nivelado no sentido transversal e deve ter um desnível de 20 a 30 cm no sentido do comprimento.
O seu volume em função da capacidade da cozinha é fundamental, devendo ser por volta de 120% da sua capacidade. Para uma cozinha de 100 L, a capacidade do tanque deve ser aproximadamente 120 L.
Em um tanque-rede com dimensões de 2 x 2 x 1,2 m (volume útil = 4 m3), ou seja, com volume útil de 4 m3, poderão ser mantidas, em média, 1.
O passo a passo para a criação de um tanque de peixe com lona é, essencialmente, o seguinte: