Para mim, o melhor horário para praticar natação é à noite, pois ao tomar aquele banho quentinho após uma hora nadando, é o suficiente para que o sono mais pesado e profundo chegue rapidinho!
Em relação a queima calórica, a corrida proporciona a queima de cerca de 100 calorias por quilometro corrido. Já a natação, devido a intensidade que a água proporciona, as calorias gastas são quatro vezes maiores em relação a mesma distância percorrida na corrida.
A natação gasta mais calorias e emagrece mais rápido do que a hidroginástica. Gisele G. Delphino de Azevedo, mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), explica: “A natação é uma atividade física predominantemente aeróbia, por isso auxilia no processo de emagrecimento”.
A hidroginástica melhora a força muscular, resistência, flexibilidade e equilíbrio. Comparada a exercícios terrestres, reduz o impacto sobre articulações e apresenta menor risco de lesões. Bom, né? Por tudo isso, a prática é recomendada para melhorar a capacidade motora funcional e independência da população idosa.
A hidroginástica melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório; aumenta circulação, resistência e força muscular, mobilidade articular; e fortalece inúmeras musculaturas. Tudo isso sem causar impacto nas articulações, por ser feita dentro da água. NÃO PARE AGORA...
Resistivos (halteres, tornozeleiras e remos) Materiais com densidade igual a da água, com grandes superfícies de contato e de resistência com a água.
Ele irá preparar suas articulações para os exercícios e ajudará a aumentar o metabolismo, já colocando seu corpo em ritmo de treino. O ideal é que você alongue os grupos musculares que irão ser trabalhados, como braços e pernas, por exemplo.