Paisagem é uma categoria de análise da Geografia que nos auxilia no estudo e compreensão do espaço a partir de um recorte específico. Ela é definida como tudo aquilo que nós podemos identificar e interpretar por meio dos nossos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) em um determinado lugar.
Segundo Proshansky et al. (1983), identidade de lugar é uma subestrutura da identidade profunda da pessoa e é constituída por cognições sobre o mundo físico, relativas à variedade e complexidade dos lugares nos quais ela vive e satisfaz suas necessidades biológicas, psicológicas, sociais e culturais.
Região é uma grande extensão de terreno. É um território que, pelo clima, solo, vegetação, produção econômica e outras características próprias, se diferenciam dos territórios próximos. É uma área delimitada, demarcada, estabelecida.
Em matéria de organização territorial dos países, como mencionado acima, o termo região serve para designar uma divisão política do território do estado em questão, determinada principalmente por características étnicas, demográficas, culturais, históricas, econômicas ou outras considerações como clima, topografia, ...
Localizado na Região Sudeste, o território de São Paulo limita-se com os estados do Mato Grosso do Sul (a oeste), Paraná (ao sul), Rio de Janeiro (a leste) e Minas Gerais (ao norte), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (a sudeste).
Região Sudeste
Zona Norte de SP
O município de São Paulo permanece sendo o mais populoso do país, com 12,3 milhões habitantes em 2020.
Segundo dados do Censo 2010, o estado é o terceiro mais populoso do Brasil, atrás de São Paulo e Minas Gerais. A estimativa populacional calculada pelo IBGE, tendo como referência em 1° de julho de 2020, foi de habitantes.