O artigo 2º do CDC define como consumidor "toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final." Diante do conceito de consumidor trazido pelo Código de Defesa do Consumidor percebe-se que tanto as pessoas físicas como as jurídicas podem se enquadrar neste conceito.
O artigo define para nós o que é consumidor. Em seu conceito, veem-se três elementos: A) subjetivo (pessoa física ou jurídica); B) objetivo (que adquire ou utiliza produto ou serviço); C) teleológico (a finalidade pretendida, ou seja, o destino final do produto ou serviço).
Conforme o artigo 2º do CDC, consumidor é quem adquire o produto ou serviço como destinatário final, seja ele pessoa física ou uma empresa.
São seus direitos básicos: Direito à Vida, Saúde e Segurança: Esse direito assegura que os produtos e serviços colocados no mercado não podem acarretar riscos à saúde ou segurança dos consumidores.
O cliente tem lealdade à sua loja. Quando ele precisa adquirir um produto, logo procura seu negócio devido às boas experiências anteriores que já teve. Além disso, o cliente quer manter contato ainda que não esteja comprando nada. ... O consumidor, no entanto, está apenas a procura de preço baixo e agilidade na compra.
Expressão utilizada nas Bolsas de Valores e de mercadorias para designar o predomínio da procura sobre a oferta.
Mercado deve ser entendido como o “local” em que operam as forças da oferta e demanda, através de vendedores e compradores, de tal forma que ocorra a transferência de propriedade da mercadoria através de operações de compra e venda. É o processo sistemático para estabelecer e utilizar padrões.
Mercados existentes
Os principais mercados são 5: Mercados de Recursos, Mercados Produtores, Mercados Intermediários, Mercados Consumidores, Mercados Governamentais. Nestes mercados circulam matéria prima, produtos, serviços, impostos e bens, todos comprando e todos vendendo.
Os quatro tipos de concorrentes.
Tipos de segmentação de marketing
Tipos de segmentação de marketing
A segmentação de mercado, como o próprio nome sugere, consiste em dividir em clusters - isto é, segmentos - o 'grande emaranhado' de consumidores de um mesmo produto e/ou serviço.
Por exemplo: a segmentação demográfica que leva em consideração gênero, renda, estado civil, idade, etc cria grupos de clientes em potencial para receber ações direcionadas que preenchem as dores do cliente. Vamos ao exemplos a seguir.
O primeiro passo para se realizar essa estratégia de forma efetiva é entender, de fato, o que é segmentação de mercado. O objetivo de segmentar é encontrar exatamente o cliente ideal para o seu negócio, afinal, entender quem ele é e a melhor forma de chegar até ele.
É dividir o mercado baseado em idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, formação educacional, religião, raça e nacionalidade. Este tipo de segmentação é o mais comum em razão das preferências e taxas de uso de um produto estarem associadas às variáveis demográficas.
Significado de Segmento substantivo masculino Seção; as partes que compõem ou dividem um todo. Geometria. Numa reta ou curva, a porção limitada por dois pontos. ... Grupo de consumo e suas implicações: segmento de mercado.
Público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a empresa identifica no mercado e para quem direciona suas estratégias e campanhas. Também pode ser chamado de target (em inglês), segmento-alvo ou ainda mercado-alvo. Sua definição começa com a segmentação de mercado.
Os segmentos de retas possuem um ponto inicial e um ponto final. Eles podem ser consecutivos, adjacentes e colineares. Um segmento de reta nada mais é do que uma parte de uma reta que possui um ponto inicial e um ponto final, chamados de “extremos”.
Segmentação psicográfica é uma técnica de segmentação de mercado. Em que os grupos são formados de acordo com os traços psicológicos que influenciam os hábitos de consumo. Esses hábitos são extraídos do estilo de vida e das preferências das pessoas.
O perfil psicográfico diz respeito aos influenciadores de comportamento, como estilo de vida e personalidade. As pessoas possuem e desenvolvem, ao longo da vida, comportamentos baseados nos grupos aos quais pertencem e isto acaba influenciando em seu “modus operandi” relacionado a compras e seleção de produtos.
A Pesquisa de Segmentação ajuda na compreensão da concorrência e a definir os motivos que levam o consumidor a de fato consumir. ... A Pesquisa de Segmentação contribui para identificar o que é valorizado por seu cliente. Devido a isso, contar com as informações certas faz toda diferença.
A segmentação psicográfica divide o mercado de acordo com diversos hábitos de consumo, conhecimento sobre o produto e comportamento do consumidor em relação à compra.
Para saber como fazer uma segmentação de mercado também devem ser levados em conta critérios que afetam a decisão de compra do consumidor, como:
O objetivo da micro-segmentação é identificar grupos de compradores que procuram o mesmo conjunto de atributos, segundo os seguintes critérios: geográficos, demográficos, psicográficas e comportamentais que você verá mais abaixo.
As principais variáveis são: geográficas (segmentação de mercado que leva em consideração a localização do consumidor), demográficas (segmentação de mercado que leva em consideração as características como sexo, ida- de e renda do consumidor), psicográficas (segmentação de mercado que leva em consideração ca- ...