A planta baixa é um documento básico elaborado pelo arquiteto para representar o layout de um casa ou determinado ambiente. Com isso, é possível visualizar como todos os cômodos estão interligados, a disposição dos móveis e outros aspectos.
Escala. A escala nada mais é do que a relação entre as dimensões de um desenho e o objeto que ele representa. No canto inferior esquerdo está a escala dessa planta, de 1:50. Isso significa que cada 1 cm desenhado corresponde a 50 cm na realidade.
Veja o exemplo: Se temos a altura de piso a piso do primeiro pavimento de 2,80m, então, no térreo marcamos o nível 0.
Devemos representá-las nas seguintes formas: Planta baixa – Indicando aonde o vão está locado no projeto; Informando no desenho as medidas de largura, altura, e altura do peitoril (para janelas); informando largura e altura (para portas); e o sentido de abertura.
Como achar o Norte no Google Maps (e outros pontos cardeais)
Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce. Sul (S): o lado que fica em suas costas ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.
O planeta Terra é cercado por água, portanto ao mesmo tempo que para quem mora no Brasil o Sol nasce no oceano e se põe nas montanhas, para quem mora no Chile o sol nasce nas montanhas e se põe no oceano.
Os pontos cardeais são pontos de referência estabelecidos para a orientação na superfície terrestre. Eles são quatro: norte (N)
a) Os pontos cardeais são: norte (N), sul (S), leste (L) e centro-oeste (CE). b) Os pontos cardeais são: nordeste (NE), sul (S), leste (L) e oeste (O). c) Os pontos cardeais são: norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O).
No mundo, os pontos cardeais são representados pela letra de cada ponto em inglês. O Norte (North): N, O Sul (South): S, O Leste (East): E, O Oeste (West): W. É possível observar esses pontos na rosa dos ventos, uma vez que ali estão os pontos colaterais e subcolaterais.