Uma cidade ou urbe é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas.
Existem vários modelos de cidade, com grandes diferenças entre eles, e por esse motivo é difícil chegar a uma definição concreta para cada um desses modelos. Vários autores afirmam que o nascimento das cidades ocorreu quando o Homem deixou de ser caçador-recoletor e descobriu a agricultura.
A urbanização refere-se ao crescimento das cidades em relação ao campo e à transformação estrutural dos espaços sociais. ... Portanto, quando a população urbana de um determinado local cresce em número maior que a do campo, dizemos que está ocorrendo um processo de urbanização.
A formação de uma cidade é um fenômeno Demográfico e Social. Geralmente a classificação de cidades se dá pelo número de habitantes que moram em um centro urbano, como é o exemplo da classificação da ONU, que uma cidade precisa de pelo menos 20 mil habitantes ao redor de um centro urbano (variável por país).
Significado de Cidade-estado Cidade independente cujo governo é exercido por seus membros ou cidadãos livres.
É a divisão de um estado em várias partes, ou seja, em vários municípios. Eles possuem a sua divisa legalmente delimitada, contando, inclusive, com várias cidades em seu território. Já a cidade nada mais é do que a parte mais urbanizada do município.
Cidades-Estado possuíam um alto nível de independência, o que levava as seguintes características, tais como: - liberdade e autonomia política e econômica; - sem separação de áreas rurais e urbanas; - governo, leis e costumes próprios.
O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente.
Povo é a população do Estado considerada sob o aspecto puramente jurídico, sendo constituído por um grupo de pessoas entendidas em sua integração em uma ordem estatal determinada. Pode ser também compreendido como o conjunto de indivíduos sujeitos às mesmas leis.
A principal função do Estado é prover a garantia dos direitos individuais e coletivos para os indivíduos que nele se encontram, ou seja, é promover todas as ações necessárias para o bem comum. O Estado existe para organizar administrativamente e manter a ordem pública em uma determinada área.
Resposta: Estado é uma instituição organizada política, social e juridicamente ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo, também possuindo soberania reconhecida internamente e extremamente.
Aristóteles entende o Estado como um organismo moral superior ao indivíduo. É aonde efetua-se unicamente a satisfação do indivíduo em todas suas necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do Estado.
Resposta. Filosofia é o estudo das questões gerais e fundamentais relacionadas com a natureza da existência humana; do conhecimento; da verdade; dos valores morais e estéticos; da mente; da linguagem, bem como do universo em sua totalidade. O termo foi cunhado por Pitágoras.
A Filosofia é um modo de problematizar o mundo de maneira crítica e conceitual. Ela é utilizada pelo ser humano para desbravar os confins da racionalidade e do conhecimento. O que entendemos por Filosofia é um tipo de pensamento organizado, conceitual, crítico e reflexivo.
A filosofia é, basicamente, o estudo de questões relacionadas à existência, à verdade, ao conhecimento, aos valores morais, à mente, linguagem e valores estéticos. A palavra filosofia é grega e significa amor à sabedoria. ... A filosofia é uma análise racional da existência humana.
Qual é o objetivo da Filosofia? ... A Filosofia é uma área de estudos crítica e analítica, que oferece a oportunidade de entrar em contato com as correntes de pensamento que moldaram o mundo. É a chance de estudar com profundidade, ler sobre a essência do homem e a formação das sociedades.
A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.
Resposta. O objetivo dos primeiros filósofos seriam encontrar a Arché, ou seja, a origem e um princípio que deveria estar em todas as coisas, e ela só seria alcançada com o exercício do Logos ( Razão ) que deveria buscar essa origem e resposta na Physis ( Natureza ).
Desde seu surgimento, que aconteceu entre os séculos VII a.C e VI a.C, a filosofia procurou mostrar que o desenvolvimento do pensamento e das explicações racionais serviu para desmistificar as crenças e mitos perpetuadas na sociedade.
História da filosofia - Antiga, medieval, moderna e contemporânea
O principal objetivo destes filósofos e sua corrente era entender o universo e os fenômenos da natureza, a partir dos elementos que a própria natureza nos dava a conhecer, eliminando assim a necessidade de recorrer a explicações sobrenaturais.
A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade, é um olhar para dentro de nós mesmos, está sempre à procura de respostas, é um ato filosófico para o homem refletir, criticar e argumentar o pouco conhecimento que possui diante desde mundo imperfeito e maravilhoso que vivemos. ...
A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. De como podemos ajudar os outros até como enfrentar a morte, ou se devemos tuitar com raiva.