Clima tropical
Os climogramas representam a dinâmica climática de uma dada região ao longo do ano. Trata-se de um importante tipo de gráfico para a compreensão da dinâmica atmosférica. Os climogramas são gráficos utilizados para representar as variações climáticas de uma determinada região ao longo do ano.
Quais elementos os diferem? O território brasileiro pode ser dividido em cinco principais tipos climáticos: Clima Equatorial; Tropical; Tropical Úmido; Subtropical; e Semiárido. O principal aspecto que os difere é a atuação das diferentes massas de ar.
No território brasileiro ocorre uma grande diversidade climática, pois o país apresenta grande extensão territorial com diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, todos esses fatores influenciam no clima de uma região.
Gramado, Rio Grande do Sul Gramado tem o clima agradável durante todos os meses do ano , portanto, seja qual for a temporada, desponta como um dos melhores destinos turísticos do Brasil.
clima tropical úmido
Sofre a ação direta da massa tropical atlântica, que, por ser quente e úmida, provoca chuvas intensas. O clima é quente com variação de temperatura entre 18 °C e 26 °C e a amplitude térmica é maior à medida que se avança em direção ao Sul -, úmido e chuvoso durante todo o ano.
No Brasil há um predomínio de climas quentes porque o país está localizado em uma área de baixa latitude, próxima a linha do Equador, que é a região que mais recebe diretamente os raios solares durante todo o ano.
Ela é climatologista e explica que o Piauí possui uma sazonalidade que se altera entre maiores ocorrências de chuva e/ou maior elevação da temperatura. ... Conforme esclarece a professora Suzete, a atmosfera seca e árida é propícia para o alastramento de queimadas no Piauí.
A principal delas é a diferença de movimento dos ventos. Como a tendência da atmosfera é igualar a pressão do ar, zonas de baixa pressão geram ventos convergentes, ou seja, “para dentro”. Isso ajuda na convergência de umidade e facilita a formação de nuvens e chuva.
Isto ocorre devido à presença de um fenômeno chamado anticiclone, que inibe a formação de nuvens, e, com isso, o sol aquece mais a superfície. Consequentemente, o ar esquenta mais, elevando a sensação de calor.
O Inverno de 2020 será de característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população no centro-sul do Brasil. A secura do ar se torna um fator ainda mais preocupante neste inverno com a pandemia de coronavírus.
A origem do inverno está associada ao período do ano conhecido como solstício, que se manifesta quando dias e noites possuem durações diferentes em razão da desigual iluminação dos hemisférios pela radiação solar. Assim, enquanto é inverno em um dos hemisférios da Terra (menor incidência de luz), é verão no outro.