Na segunda viagem (49-52), S. Paulo, acompanhado por Silas, voltou à Ásia Menor, por terra, atravessou a Síria e a Cilícia, passando por Derbe, Listra, onde se lhes juntou Timóteo, por Icónio e Antioquia da Pisídia. De seguida evangelizou a Frígia e a Galácia do Norte, onde adoeceu.
Nos Atos, relatam-se três viagens de Paulo: a primeira, liderada primeiro por Barnabé, levou Paulo de Antioquia até Chipre, passando depois pela Ásia Menor (Anatólia) e de volta a Antioquia. Em Chipre, Paulo enfrenta e cega Elimas, o mago, que estava criticando seus ensinamentos ao procônsul Sérgio Paulo.
Antioquia
Total de 1513 km de viagem.
28 anos
As epístolas paulinas ainda podem ser divididas em: Eclesiásticas - Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses e II Tessalonicenses. Pastorais - I Timóteo, II Timóteo e Tito. Pessoal - Filemom.
Sabe-se que o apóstolo escreveu um total de quatro epístolas, das quais duas encontram-se perdidas na atualidade. Através de uma interpretação que se faz do verso 9 do capítulo 5 da epístola e de II Coríntios 2:3-4, supõe-se que esta teria sido a segunda carta.
1 Timóteo, Tito e 2 Timóteo Romanos 15:24; 1 Timóteo 1:3; Tito 1:5; 3:12). Se isto estiver correto, então é possível que as chamadas cartas pastorais tenham sido escritas durante esse período final de seu ministério. Primeiro ele teria escrito as cartas de 1 Timóteo e Tito.
Paulo reconheceu nesta visão uma mensagem do Senhor, e no dia para pregar o evangelho na Macedônia. Igrejas foram plantadas em Filipos, Tessalônica e Beréia.
O assunto principal da Bíblia é revelar a verdade que tanto o homem deseja conhecer a respeito da vida. Nas Sagradas Escrituras, Deus nos mostra que a verdade da existência e do destino do homem, estão além dos limites terrenos e que somente Ele, em Sua Onisciência e Soberania, pode dar a conhecer.