Com a nova EEEP, a rede pública estadual terá 730 escolas. Desse total, 122 são de Educação Profissional e 155 de Escolas de Ensino Médio Regular em Tempo Integral (EEMTIs), e compõem o Tempo Integral no Ceará.
Escola profissionalizante é todo o estabelecimento de ensino que oferece, aos interessados, qualificação, reciclagem ou especialização em determinada área de atuação profissional. Toda escola profissionalizante deve seguir as leis de educação existente em nosso país.
A Educação Profissional é uma Modalidade de Ensino encontrada na Educação Básica, sua oferta se dá através de Cursos Técnicos, de Formação Inicial e Continuada - FIC (qualificação) e de Formação de Docentes.
Uma das principais diferenças é o caráter oficial apresentado pelo curso técnico, principalmente por essa modalidade exigir o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), enquanto os profissionalizantes são cursos livres, não necessitam dessa “autorização”.
Entre as vantagens de fazer um curso técnico, estão as mensalidades acessíveis e a duração breve dos cursos. ... A principal diferença entre o curso técnico e o curso superior é que o ensino técnico propõe um estudo prático e uma formação mais rápida, com a necessidade de um investimento menor.
Uma boa fonte de inovações para a criação de novas empresas é a análise de oportunidades que surgem relacionadas ao uso de TECNOLOGIAS EXPONENCIAIS aplicadas em aprimoramento ou criação de produtos e serviços.
Para poder fazer um curso técnico concomitante, é preciso estar matriculado na primeira série do ensino médio. Ou seja, o aluno faz duas matrículas em duas escolas diferentes. Ao se formar nos dois cursos, recebe os dois diplomas diferentes, um de cada escola: certificado de conclusão do ensino médio e diploma técnico.
Instituições de ensino de todo o país oferecem cursos técnicos de qualidade. Procure pelas escolas técnicas de renome como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O estudante também pode buscar por cursos técnicos gratuitos através do Sisutec.
- Ensino Fundamental: do primeiro ao nono ano de estudo, normalmente dos seis aos quatorze anos de idade, se o aluno não repetir nenhum ano. Quem quiser fazer um curso técnico precisa terminar primeiro o ensino fundamental, ou seja, é necessário ter estudado pelo menos até o nono ano do ensino fundamental.
Para iniciar os estudos em um curso técnico, não é obrigatório que o aluno tenha concluído o ensino médio, mas ele deve ter concluído, pelo menos, o ensino fundamental.