População que ocupou a região sul da Mesopotâmia Os caldeus correspondem a um dos povos da antiguidade que ocuparam a região sul da Mesopotâmia, conhecida como Caldeia, local que atualmente é o território onde estão localizados o Iraque, Síria e Turquia.
Escrita. O neoaramaico caldeu é escrito numa versão da escrita siríaca, madenhaya, que também é usada para a língua siríaca clássica. A Escola de Alqosh produziu no século XVII alguma poesia caldeia do neoaramaico caldeu no lugar do siríaco clássico.
A principal atividade econômica dos Caldeus era a agricultura. Os povos conquistados pelos por eles, eram obrigados a pagar tributos. O dinheiro arrecadado era gasto na construção de novas cidades. O Império teria uma notável evolução no reinado de Nabucodonosor II.
Sob seu governo foram produzidas diversas obras urbanas desde ruas, jardins, muralhas, templos, palácios, dos quais se destacam os Jardins Suspensos da Babilônia e a Torre de Babel. Além disso, eles foram pioneiros nos estudos sobre astrologia e astronomia e ainda, no avanço dos estudos da matemática.
As conquistas realizadas pela expansão territorial babilônica fizeram com que Nabucodonosor adquirisse imensas riquezas, o que o possibilitou a realização de grandiosas obras arquitetônicas como a 'Torre de Babel', ou zigurate, e os 'Jardins Suspensos da Babilônia'.
Foi destruída por bárbaros gútios durante o chamado período Gútio, depois foi reconstruída e acabou sendo governada como parte do império da terceira dinastia de Ur. As primeiras inscrições de soberanos assírios surgem depois de 2 000 a.C.
Os assírios eram povos semitas que viviam ao norte da Mesopotâmia na região dos rios Tigre e Eufrates. O império assírio foi formado após a queda do império acadiano. Ficaram conhecidos por integrarem uma sociedade guerreira, cruel e implacável.
Salmanasar V atacou, prendeu o rei, ocupou o país e cercou Samaria em 724 a.C. “Salmanasar, rei da Assíria, marchou contra Oséias e este submeteu-se a ele, pagando-lhe tributo.
Resposta. Os assírios tratavam com grande dureza os povos conquistados pq queriam que eles fossem submissos e não se revoltassem. ... Assim, as revoltas aumentaram e os assírios foram perdendo vários dos seus territórios.
Os assírios travavam muitas guerras e Nínive era uma cidade de constante derramamento de sangue. Os ninivitas eram conhecidos pela crueldade com que tratavam os guerreiros capturados, muitos dos quais eram cegados para que não fugissem.
tratavam com rigidez e brutalidade... e isso geravam constantes revoltas internas.
Resposta. Os Assírios eram povos muito cruéis e violentos. Quando venciam batalhas, além de escravizar os derrotados, apedrejavam, torturavam e até cortavam seus membros. Sua superioridade militar se deve ao fato do alistamento obrigatório e a cada território conquistado maior era seu poder e força.
Resposta. Porque segundo registros os exércitos mesopotâmicos foram os primeiros exércitos organizados do mundo,,divididos em batalhões de infantaria e cavalaria, lanceiros e também arqueiros.
Assurbanípal
Os povos assírios estão entre os mais proeminentes daqueles que floresceram na Antiga Mesopotâmia, isto é, na região situada entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje se encontram Iraque e Síria.
A colonização em Nínive ocorreu pela primeira vez por volta de 6000 a.C. e, em 2000 a.C., a cidade era o centro de veneração da deusa da fertilidade Ishtar. ... Após Nínive ter sucumbido aos medos e aos babilônios em 612 a.C., a cidade foi destruída e nunca recuperou sua antiga importância.
Economia, cultura e religião Um dos pilares da economia entre os assírios era a caça e a criação de ovelhas. Além disso, a região em que habitavam era rica em alguns recursos naturais, entre eles a madeira, o cobre e o ferro, o que possibilitava a importação desses produtos.
O povo babilônico elaborou um dos mais antigos códigos de leis do mundo. ... Era um povo politeísta, adoravam diversos deuses, um deus para cada área, por assim dizer. Não seguiam regras religiosas, mas temiam a morte e o castigo dos deuses.