Conforme a determinação da norma: reforma é todo tipo de alteração nas condições da edificação já existente, com ou sem mudança de função, visando recuperar, melhorar ou ampliar suas condições de habitabilidade, uso ou segurança, e que não seja manutenção.
Projeto Arquitetônico de Reforma/Ampliação de edificações existentes que incluam serviços de demolição e construção de alvenarias, inclusão de pontos elétricos e pontos hidrossanitários, criação de novos ambientes e adequações necessárias à garantia de acessibilidade.
Qual a diferença entre obra e reforma? Uma obra é o trabalho de construir algo novo, fazer algo do zero, desde o início, sem que haja algo previamente feito. ... No entanto, uma reforma se trata de renovar e reparar algo que já existe.
Realizar um projeto de reforma é quase como um projeto de uma residência nova. É buscado entender as necessidades dos moradores, de dimensionamento e configuração dos espaços - que é um Programa de Necessidades, com elementos essenciais que o proprietário deseja.
Quanto a definição do termo "obra" nenhuma dúvida paira, uma vez que a própria Lei em seu artigo 6º, inciso II, o explicitou da seguinte maneira: "I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;".
Construção civil. Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam engenheiros civis e arquitetos em colaboração com especialistas e técnicos de outras disciplinas.
De acordo com a lei Lei nº 6.
Os 3 tipos de estruturas na Construção Civil mais comuns são: estruturas metálicas, concreto armado e madeira, sendo que cada um apresenta suas vantagens e desvantagens no mercado da Engenharia. Há ainda sistemas estruturais híbridos ou mistos que combinam soluções integradas em mais de um dos materiais citados.
Quais os tipos de obras existentes no condomínio?
1- Estrutura A obra precisa de sustentação e estabilidade, e é a estrutura que garante isso, com um conjunto de elementos combinados, de maneira que todos os esforços produzidos pelo próprio peso da obra, seus ocupantes, ventos e outras sobrecargas, sejam suportados.
Praticamente todas as obras residenciais passam por 12 etapas, então lá vai!
Quais são fases de uma construção residencial?
A fase de acabamento é a parte mais cara da construção de uma casa, e representa, em média, 60% do seu custo total. Por isso é muito importante ter controle de tudo que é gasto e também conferir nossas dicas de como economizar nos acabamentos da construção da sua casa.
Gasto médio de obra por etapas