sudeste (SE), entre o sul e o leste; sudoeste (SO), entre o sul e o oeste; noroeste (NO), entre o norte e o oeste.
Nas áreas mais distantes da extração mineral, a produção de cana-de-açúcar constituiu a atividade econômica predominante em grande parte da região Sudeste, com destaque para o atual estado de São Paulo, durante a maior parte do século XVIII até meados do século XIX, quando a cultura cafeeira tomou destaque, tornando-se ...
A partir do século XVII, na região de São Paulo, se iniciou o fenômeno das bandeiras, que eram expedições pelo interior do Brasil à procura de novas riquezas e de indígenas para serem escravizados. ... No final do século XVIII a exploração do ouro entrou em decadência.
O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da: ... Do grande número de mão-de-obra imigrante presente no Brasil, esses já tinham experiências industriais, pois a maioria era de origem européia e nesse período a Europa já havia passado pelo processo de industrialização.
Somente a partir da década de 1930, com o fim do período conhecido como Brasil do Café com Leite (alternância da Presidência da República entre políticos de Minas Gerais e São Paulo), o país aderiu ao processo de industrialização.
Assim, a concentração industrial no sudeste pode ser explicada pelo fato de termos um contigente populacional muito grande, isso implica em boa qualidade de mão de obra, além disso possui portos de grande porte, foi uma das primeias regiões a ter energia elétrica e também estradas adequadas para transporte.
Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional,uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a Região Sudeste que também foi aprimeira a se urbanizar.