A relação é bastante simples, veja: Capitalismo gera uma sociedade de consumo, o consumo torna-se alvo maior da sociedade, quem não pode praticar o consumo, acaba recorrendo a criminalidade.
Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo. ...
O capitalismo agrava a desigualdade social. ... Problemas como aquecimento global, são decorrentes do modelo capitalista de desenvolvimento que vigora. O aumento das desigualdades sociais deve ser exposto pelo professor, que deve explicar que esse processo acontece, principalmente, pela má distribuição de renda.
Sociedade de consumo é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista, e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços disponíveis, graças a elevada produção.
A produção capitalista O modo de produção capitalista está orientado para o lucro. Este é o resultado do investimento realizado por um empresário, depois da venda dos seus produtos ou serviços. No capitalismo, o motor das relações produtivas e sociais é o dinheiro.
Exemplos de consumismo: A troca de celulares anualmente mesmo sem maiores necessidades; A compra de roupas e joias para ostentação; A necessidade de sempre atualizar algo que ainda poderia ser utilizado, entre outros.
10 dicas para controlar o impulso consumista