É no tronco encefálico que se encontra fixo o cerebelo. Tumores nesta região podem provocar fraqueza, visão dupla, rigidez muscular ou problemas com a sensibilidade, movimentos dos olhos, audição, movimento facial, coordenação dos pés ou deglutição. Nervos cranianos.
Existem dois tipos principais de tumores cerebrais:
Os gliomas cerebrais, ou neoplasias gliais, são um tipo específico de câncer do sistema nervoso, que pode acontecer no cérebro e na medula (que se localiza dentro da coluna). Esse tipo de tumor é causado por células chamadas de “células da glia”, que compõem o tecido nervoso e ajudam o neurônio a exercer suas funções.
A causa exacta da glioma não é clara, embora algumas desordens hereditárias sejam sabidas para aumentar a probabilidade de se tornar destes tumores. Os exemplos destas desordens incluem a esclerose e o neurofibromatosis tuberosos.
Como no caso dos astrocitomas, dividem-se em tumores de baixo e alto grau (também chamados de anaplásicos). Os tumores de baixo grau apresentam crescimento lento e comportamento pouco agressivo. Os de alto grau têm crescimento rápido e são mais agressivos.
Carcinoma ductal invasivo Por meio da metástase, pode se espalhar para outras partes do corpo pelo sistema linfático e circulação sanguínea. Cerca de 70% dos casos de câncer de mama são do tipo carcinoma invasivo, fazendo dele o mais comum dentre os demais.
O câncer de mama Her2 positivo é um câncer que expressa uma proteína em excesso que estimula o câncer a crescer e o torna um pouco mais agressivo.
O tratamento adjuvante de pacientes com câncer de mama HER2 positivo, que constitui cerca de 20% dos casos de câncer de mama, é baseado atualmente no uso de quimioterapia em esquemas variados e do anticorpo monoclonal trastuzumabe por um prazo de 12 meses...
O câncer de mama metastático acontece quando o tumor se espalha para outros órgãos do corpo, como ossos, pulmão, fígado e cérebro. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama mesmo detectados no início se tornam metastáticos. A doença pode voltar em outras partes do corpo depois de meses ou anos do primeiro diagnóstico.
O câncer de mama pode ser curado. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Os sinais e os sintomas do câncer podem variar, e muitas mulheres podem não apresentar nenhum deles!