A estrutura social diz respeito à forma como uma sociedade se organiza, ou seja: principalmente através de relações complexas e constantes, que se interligam, como as relações estabelecidas entre os indivíduos, por meio dos papéis sociais que estes assumem.
Conforme o campo de atuação, a estrutura social é classificada em diversas esferas institucionais, a saber:
Um exemplo de estrutura social é a ideia de estratificação social, que se refere ao fato da sociedade se dividir em diferentes estratos, ou níveis, guiada (mesmo que apenas parcialmente) pelas estruturas subjacentes no sistema social. ... A família, religião, direito, economia e classes são todas estruturas sociais.
A estrutura social refere-se à colocação e à posição de indivíduos e de grupos dentro de um sistema, partindo-se da constatação de que os membros e os grupos de uma sociedade são unidos por um sistema de relações de obrigação, isto é, por uma série de direitos e deveres, aceitos e praticados entre si.
O meio social é o ambiente social em que um indivíduo, um ser social, está inserido. Esse meio social é composto por vários e diversificados grupos sociais, com valores, visões e normas diferentes ou idênticas, buscando para si (para o ser social) ou para o grupo como um todo a inserção social.
Estratificação Social na Sociedade Moderna Atualmente, esses estratos são classificados basicamente de três maneiras, as quais indicam a posição de cada indivíduo conforme suas condições socioeconômicas (renda e bens materiais) e que determinam as desigualdades sociais: classe alta, classe média e classe baixa.
As regras do trânsito, por exemplo, são normas sociais formalizadas. Se um motorista ultrapassa a velocidade convencionada como a máxima permitida em uma via, a sanção pode vir em forma de multa.
É o padrão que a sociedade impõem como correto. Se você não seguir esse padrão está fora dos padrões da sociedade e poderá sofrer preconceito por conta disso.
Regulamento é um conjunto de normas que, geralmente, são estabelecidas por uma autoridade com poder para o cumprimento das mesmas. Ou seja, o conceito é regular e organizar as atividades de uma empresa de forma interna, para que assim, as regras sejam aplicadas devidamente.
Algumas normas que geralmente estão presentes no documento são: