Significado de Fibroso adjetivo Que faz referência ao que contém fibra; que se assemelha a fibra. Em que há fibra ou por elas é formado. Obtido a partir de um conjunto de filamentos (fibras).
Denominado de tecido conjuntivo fibroso, apresenta grande quantidade de fibras colágenas, formando feixes com alta resistência à tração e pouca elasticidade. É tipicamente encontrado em duas situações: formando os tendões, mediando a ligação entre os músculos e os ossos; e nos ligamentos, unindo os ossos entre si.
Em anatomia, as articulações fibrosas são articulações conectadas por uma camada intermediária de tecido conjuntivo fibroso, que fixa os ossos. As articulações fibrosas não apresentam cavidade articular e são fixas, apresentando pouco ou nenhum movimento e são, portanto, classificadas como sinartroses.
As articulações fibrosas geralmente são imóveis (sinartroses) e não possuem cavidade articular. Eles são subdivididos em: suturas, gonfoses e sindesmoses. ✓ Suturas são articulações imóveis que ocorrem entre os ossos do crânio.
O ligamento cruzado anterior (LCA) é responsável por limitar a anteriorização da tíbia em relação ao fémur, a hiperextensão do joelho e a rotação interna. O ligamento cruzado posterior (LCP) limita a posteriorização da tíbia em relação ao fémur, a hiperflexão do joelho e a rotação externa.
Os discos e meniscos intrarticulares são estruturas fibro cartilaginosas encontradas em várias articulações sinoviais, ou seja, entre as superfícies articulares. Tem como função gerar congruência (melhor adaptação) das articulações e amortecer.
O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos na articulação.