A aveia é uma planta da família das gramíneas, como o milho, o trigo e os capins. Ela divide-se em várias espécies: aveia-preta (Avena strigosa Schreb.), aveia-amarela (Avena bysantina L.) e a aveia-branca (Avena sativa L.).
A aveia é uma planta anual, sendo que algumas cultivares podem apresentar rebrota (duplo propósito) e têm um crescimento ereto, variando entre 0,7 e 2 metros de altura. Além disso, ela tem raízes profundas e fasciculadas, ou seja, não apresenta uma raiz pivotante ou principal.
É possível consumir a aveia em várias receitas muito simples de preparar. Crua ou cozida, com água ou com leite, e em qualquer hora do dia. Alguns benefícios do consumo de aveia podem ser potencializados se ela for cozida, mas ambas as formas de preparar são vantajosas.
Oito maneiras de consumir mais aveia
Misturar a aveia e o leite e levar ao fogo até ficar na consistência de mingau. Adicionar a canela e uma fruta fatiada, como maçã....Mingau de aveia light
Quantidade recomendada de aveia Estudos demonstram que 30 gramas, ou seja, aproximadamente três colheres de sopa de aveia diariamente é o suficiente para obter os benefícios do cereal. Por causa do alto teor de fibras, o consumo deve ser acompanhado da ingestão de líquidos.
Mingau de aveia: como fazer Para o preparo, coloque em uma panela pequena o leite, a aveia e o açúcar ou adoçante de sua preferência. Leve ao fogo médio até ferver. Depois mantenha em fogo baixo, sempre mexendo bem até engrossar e sirva.
Pode-se utilizar a farinha de aveia das seguintes formas:
Fonte importante de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, a aveia ajuda na perda de peso, manter os níveis de açúcar baixos no sangue e reduzir o risco de doenças cardíacas. As fibras solúveis formam um gel viscoso que ajuda a baixar o colesterol e estabilizar os níveis de glicose no sangue.
É uma fibra solúvel, que é muito benéfica para o microbioma intestinal”. É por isso que os deve cozer, porque os flocos são melhor absorvidos, especialmente se tiver problemas intestinais.
Segundo a Healthline, quando mantida seca, a aveia processada comercialmente pode durar até 1–2 anos.
Observe o odor da farinha. Para saber se a sua farinha de trigo está estragada vai precisar cheirá-la. Se identificar um cheiro oleoso ou assim um pouco rançoso, é porque a sua farinha já passou a validade, ou porque foi mal armazenada ou porque simplesmente passou muito tempo esquecida na prateleira.
Nutricionista ensina como substituir as farinhas com glúten
Depois dos flocos, o farelo de aveia é a opção mais nutritiva. O farelo é parte mais externa do grão, onde temos menos carboidratos e muitas proteínas e fibras solúveis que retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol além de promover saciedade.
A aveia em farelo é a mais indicada para quem quer perder peso, já que é a camada externa do grão e possui a maior concentração de fibras betaglucanas. A versão é ideal ainda para ser usada em massas de pães e bolos. ... Já a farinha de aveia é obtida da parte mais interna do grão, perdendo um pouco sua carga de fibras.
Sabrina destaca que, de todas as versões encontradas da aveia no mercado, o farelo de aveia é a que mais auxilia na dieta. “Porque ele possui uma alta concentração de fibras, que promovem a sensação de saciedade, ainda facilita a digestão e auxilia na absorção de alguns nutrientes”, destaca.
O farelo de aveia é obtido da casca dos grãos de aveia, exatamente onde é encontrada a fibra beta-glucana. Já a farinha de aveia é produzida a partir da moagem da parte interna do grão. Ou seja, ela descarta as fibras presentes na casca, mas mantém os carboidratos, as proteínas e os minerais.
3. Aveia. Outra excelente opção para substituir a farinha de trigo é a farinha de aveia, que contém fibras solúveis, chamadas de beta-glucanas. ... Por isso, a farinha de aveia é uma excelente opção para pessoas que desejam perder peso e para regular a glicose no sangue.
Repleto de nutrientes O farelo de aveia tem uma composição nutricional bem equilibrada. Embora tenha quantidades semelhantes de carboidratos e gordura como aveia comum, o farelo de aveia possui mais proteína e fibra. É especialmente rico em beta-glucana, um tipo poderoso de fibra solúvel.
Para os especialistas e pesquisadores, o farelo é mais vantajoso pois durante esse processo de moagem e peneiramento, ele descarta a maior a quantidade de carboidratos, em especial açúcares livres e amidos e acaba apresentando mais fibras, o que contribui para seu índice glicêmico.
O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucana é o farelo de aveia, seguido dos flocos e da farinha. De duas a três colheres de sopa de aveia por dia garantem mais energia e vitalidade, sendo uma excelente dica para ter mais disposição antes dos treinos.
Farelo de aveia: ele provém da camada externa do grão. “Ou seja, conta com maior concentração de fibras (9 g para cada 100 g de farelo), sendo mais recomendada para quem deseja aumentar a ingestão de fibras na dieta”, explica Livia. Das três, ela é a menos calórica (1 colher de sopa contém 37 cal).