Resposta. Tem origem no termo africano "semba" que era comumente utilizado para designar um tipo de dança, onde os dançarinos aproximam seus ventres fazendo uma "umbigada". Segundo o dicionario Aurelio o termo originário ainda significa "estar animado" ou "pular de alegria".
O samba é um ritmo musical de origem brasileira, oriundo da cidade do Rio de Janeiro, com fortes influências do samba de roda, um movimento cultural predominante no interior da Bahia, na região do recôncavo, região Nordeste do país.
Resposta. Nome dado ao que toca samba é: SAMBISTA.
O samba foi criado no Brasil e sua origem são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros. Inicialmente, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba".
Zeca Pagodinho é considerado por especialistas e estudiosos da história do samba como um dos mais prodigiosos versadores de partido alto de sua geração, dado sua intensa participação em rodas de samba do bloco Cacique de Ramos no início de sua carreira.
Assim, você usa pagode para dizer que vai trabalhar ou a um templo. Mas ai algum gênio resolveu falar que as músicas românticas, tocadas com instrumentos de samba, são pagodes. Voltando ao assunto, o Exaltasamba surgiu na década de 80 e é formado por 5 talentosos músicos, que curtem um bom samba.
Zeca Pagodinho mora em uma cobertura luxuosa na Barra da Tijuca, mas seu lugar mesmo é o sítio que tem em Xerém, Duque de Caxias, no Rio também. Ao lado da família e dos amigos, o sambista mostra seu lado mais brincalhão e feliz sempre que está por lá. E nesse fim de semana, ele deu mais um show.
Zeca Pagodinho está ganhando em torno de R$600 mil por mês. Mas, na maioria das vezes ele ganha mais do que isso, porém tudo depende da quantidade de shows que ele faz no mês.
Este filho de Ogum protegido por Ibéjì, contou ainda que cresceu em meio a um grande sincretismo religioso, que o fez misturar as tradições católicas com as tradições da Umbanda. Quando está em casa reza às seis da tarde, ao lado da família, mas, não deixa de ir às segundas-feiras ao terreiro de Umbanda.
Zeca Pagodinho faz 62 anos nesta quinta e diz que aguarda vacina para voltar a ter inspiração para compor.