Placa Sul-Americana
Essa falha localiza-se na porção oeste dos Estados Unidos, no estado da Califórnia, e possui 1.
as menores sao: Placa do Ande do Norte, Placa da Carolina e Placa das Marianas.
Placa do Pacífico
Placa Sul-Americana: Essa placa encontra-se sob a América do Sul e estende-se até Dorsal Mesoatlântica. Move-se em direção às placas de Nazca e Pacífico. Faz limite ao sul com a Placa Antártica, a oeste com a Placa de Nazca, ao norte com a Placa Caribenha.
As principais placas tectônicas são: Placa do Pacífico, Placa Norte-Americana, Placa de Nazca, Placa do Caribe, Placa dos Cocos, Placa Sul-Americana, Placa Africana, Placa Antártida, Placa Euro-asiática, Placa da Arábia, Placa do Irã, Placa das Filipinas e Placa Indo-australiana.
A placa sulamericana é essencial para a estrutura geológica do Brasil. Nota-se que o país está no interior da placa sulamericana, impedindo que os agentes geológicos sejam sentidos no território nacional.
Na movimentação dessas placas, podem acontecer a ocorrência de três situações nas áreas de contato, são elas: - movimento convergente: as placas se encontram e se chocam; ... - movimento transcorrente e/ou conservativo: as placas não se encontram e nem se afastam, fazem movimentos paralelos.
Placa Sul-americana é uma placa tectônica que abriga a América do Sul e se estende a leste até à Dorsal Mesoatlântica. A placa tem uma área de 43,6 milhões de quilômetros quadrados. ... A fronteira leste é um limite divergente com a placa africana, formando a parte meridional da Dorsal Média Atlântica.
Na Placa Sul-Americana. A Placa Sul-Americana está movendo-se para oeste longe da dorsal meso-atlântica. A placa se move em direção às placas de Nazca e do Pacífico a uma taxa de 77 mm por ano.