EQST

Qual A Natureza Jurdica Da Fiança No Processo Penal?

Qual a natureza jurídica da fiança no processo penal?

Pode-se afirmar, assim, que a natureza jurídica da fiança é de uma medida cautelar, cujo objetivo é de substituir a prisão em flagrante ou a prisão preventiva, livrando o agente da prisão uma vez recolhida.

Quais são as características de um contrato?

– Bilateral ou sinalagmático: envolve obrigações para ambas as partes. A obrigação é recíproca entras as duas partes. ... – Consensual: ainda que tácito, há o consentimento das partes; ainda que este consentimento se demonstre de forma comportamental e não pela palavra ou escrita.

Quanto a sua classificação temos que o contrato de fiança e?

Este presente trabalho diz respeito ao contrato de fiança, cuja classificação seja: contrato nominado, unilateral e acessório. Mas o que isso significa? Os contratos nominados, também chamados de típicos, tipificados ou em espécie, são os contratos regulamentados, esquematizados, descritos em lei, que têm nomen iuris.

O que é um contrato de fiança mercantil?

​A Fiança Mercantil do Brasil é um compromisso contratual pelo qual o Banco garante, como fiador, o cumprimento de obrigações de seus clientes perante terceiros. Ela é dirigida especialmente a clientes Mercantil do Brasil. As garantias são em forma de nota promissória e, subsidiariamente, podem ser negociadas.

Porque a fiança é considerada um contrato acessório?

Como visto, é contrato acessório, estando atrelado à validade da obrigação principal. O contrato de fiança conclui-se entre o fiador e o credor, enquanto que o contrato principal, estipulado entre o credor e o devedor (afiançado), constitui outra relação jurídica.

O que é seguro garantia e fiança bancária?

O seguro garantia é uma relação contratual onde o tomador paga um prêmio para a seguradora assegurar o cumprimento das obrigações contratuais. O seguro garantia é regulado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). A carta fiança pode ser emitida tanto por empresas afiançadoras, quanto por bancos.

Qual a diferença entre seguro e garantia?

Por isso, primeiro, você vai aprender a identificar o que é um seguro e o que é uma garantia. O seguro é um contrato por meio do qual o segurado transfere para a seguradora o risco de perda de um produto em troca de um pagamento. ... Garantia, por outro lado, tem um significado bem diferente.

O que é uma carta de garantia?

Uma carta de garantia é um contrato por um banco (o fiador) para pagar um valor definido para outra pessoa (o credor), se o cliente do banco (o principal) não cumprir um pagamento ou uma obrigação ao beneficiário.

O que é o seguro garantia judicial?

O seguro garantia judicial é empregado em ações nas quais o depósito de uma garantia – ou caução – é exigido para que o processo prossiga conforme os trâmites legais. Esse tipo de seguro é comparando com o depósito judicial em dinheiro, é vista como uma alternativa menos onerosa à penhora de bens e à fiança bancária.