Baseado nesse conceito simples o Dr. Mikao Usui, um monge cristão japonês do século XIX, criou o Sistema Usui de Cura Natural- Reiki, um sistema de harmonização e cura simples pela imposição das mãos vinda de uma energia originária de duas partes: do Rei e do Ki.
Já para a medicina alternativa, essa visão não é novidade. “Não existem doenças e sim doentes” foi sempre o lema de Edward Bach, médico inglês que no final do século 19 desenvolveu os controvertidos florais de Bach, uma técnica alternativa bastante difundida.
Como é feita A acupuntura convencional envolve o uso de agulhas bem finas, descartáveis e com comprimentos e larguras variadas, para aplicação em diferentes pontos da pele, com base nos sintomas, doenças e problemas de saúde apresentados por uma pessoa.
A sessão de acupuntura começa como qualquer terapia: uma conversa onde o/a paciente conta ao profissional quais são suas queixas e incômodos. Em seguida o/a especialista faz uma avaliação com técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, como a palpação do pulso.
A estimulação de pontos específicos do pavilhão auricular pode ser a chave para o tratamento de doenças, dores e outros desequilíbrios. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.
Tratamento com auriculoterapia O paciente deve estimular as esferas várias vezes ao dia, evitando molhar e deslocar o esparadrapo. As esferas assim colocadas podem permanecer por um período máximo de sete dias, e observa-se um período mínimo de 24 horas com a orelha livre para refazer o tratamento.
A estimulação dos pontos específicos da orelha serve para aliviar dores ou tratar problemas físicos e psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas. Além disso, ajuda a diagnosticar e prevenir algumas doenças por meio da observação dos pontos específicos que se encontram alterados. Muito bom!
A auriculoterapia está indicada no tratamento de: Dores por torções, contraturas ou distensões musculares, por exemplo; Problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireoide, por exemplo, e psicológicos, como ansiedade ou depressão.
É normal sim. A orelha é um micro sistema e reflete a condição do nosso organismo, por isso é normal alguns pontos ficarem mais dolorosos do que outros. Se você esta com dor na região lombar, por exemplo, este ponto ou região da orelha ao ser trabalho com auriculoterapia vai estar mais dolorido.